in

Especialista destaca importância da vacinação contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde de São antecipou o início da campanha de vacinação contra a gripe deste ano, com o envio, no dia 28 de março, de 1 milhão de doses aos 645 municípios paulistas. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha nacional de vacinação contra a gripe em 2025 terá início na segunda-feira (07).

Pela primeira vez na campanha deste ano, a vacina contra o vírus influenza passa a ficar disponível em unidades básicas de saúde de forma permanente, além das campanhas sazonais. Isso quer dizer que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário poderão tomar a vacina a qualquer momento do ano. 

No Estado de São Paulo, a imunização foi iniciada pelos grupos prioritários, que incluem idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza, responsável pelas infecções respiratórias, evitando complicações e o agravamento da doença.

De janeiro até o dia 20 de março, foram registrados 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza e 30 óbitos, no Estado de São Paulo. Em todo o ano passado, foram 6.699 casos e 781 óbitos.

Na cidade de Itu, a vacinação contra a gripe teve início na última segunda-feira (31/03) e, de acordo com a Prefeitura, a imunização ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com exceção da UBS 02 (Jardim União) e UBS 05 (Rancho Grande), que atendem de segunda a sexta-feira, com horário estendido das 8h às 19h.

Importância da vacinação

Ao Periscópio, o secretário municipal de Saúde de Itu, Tiago Texera, falou sobre a importância da vacinação. “É de extrema importância que as pessoas que fazem parte dos grupos contemplados para a imunização, tanto no caso da gripe quanto de outras doenças, procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e recebam as doses das vacinas. Dessa forma, a população consegue se imunizar e evitar assim o agravamento das doenças para as quais já existem vacinas”.

Dr. Edcarlos Cajuela é imunologista e alergista e diretor técnico do Hospital da Unimed Salto/Itu (Foto: Divulgação)

Imunologista e alergista e diretor técnico do Hospital da Unimed Salto/Itu, Dr. Edcarlos Cajuela também reforçou a importância da vacinação, especialmente com a chegada do outono, em que se aumentam os casos de gripes e das complicações que elas trazem.

Segundo ele, a vacinação contra a gripe é extremamente importante por várias razões. “Em primeiro lugar, ela protege não apenas a pessoa que é vacinada, mas também a comunidade como um todo, rapidamente a propagação do vírus. Isso é especialmente crucial para grupos vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com condições de saúde que os impedem de se vacinar, pois esses indivíduos podem sofrer complicações graves se contraírem a gripe”, afirma o médico.

O especialista também destaca que outro ponto importante é que a composição da vacina seja atualizada anualmente para se adequar aos novos tipos de vírus que estão circulando, aumentando assim a eficácia da imunização. “Além disso, a vacinação contribui para a diminuição da carga sobre os sistemas de saúde, especialmente durante os meses em que a gripe é mais frequente. Ao prevenir casos graves e hospitalizações, a vacina ajuda a garantir que os recursos médicos estejam disponíveis para aqueles que realmente precisam”, conclui Dr. Edcarlos.

Confira a lista completa dos grupos prioritários de vacinação:

  • – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
  • – Profissionais de saúde
  • – Gestantes
  • – Puérperas
  • – Professores do ensino básico e superior
  • – Povos indígenas
  • – Quilombolas
  • – Idosos com 60 anos ou mais de idade
  • – Pessoas em situação de rua
  • – Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • – Profissionais das Forças Armadas
  • – Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • – Pessoas com deficiência permanente
  • – Caminhoneiros
  • – Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
  • – Trabalhadores portuários
  • – População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas

O post Especialista destaca importância da vacinação contra a gripe apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Suplente do deputado Eduardo Bolsonaro defende a anistia

Vereador Eduardo Ortiz aponta problemas na UPA