

Neste sábado (26), a partir das 15h, o espaçotempo realizará a abertura da exposição “UNI-DUNI-TÊ”, projeto que visa dar oportunidade para artistas em fase inicial de carreira mostrarem seus trabalhos em diálogo com obras de artistas já consolidados e respeitados no sistema de arte. Para esta 1ª edição, após a análise de todos os portfólios inscritos, o artista Helô Sanvoy escolheu a artista kenya para dividir a exposição.
Nascido em Goiânia (GO), atualmente Helô vive em São Paulo. É mestre em Poéticas Visuais pela ECA/USP e licenciado em Artes Visuais pela FAV/UFG. Integra o coletivo de performance Grupo EmpreZa desde 2011, no qual desenvolve pesquisa acentuada sobre a poética do corpo e seus derivados. Como artista individual, busca a experimentação e a junção de materiais diversos, como também o estudo de processos, linguagens e suportes.
Nascida e criada no extremo sul da capital paulista, a produção autodidata e poética de kenya é marcada por signos autobiográficos e afirmativos no centro do sucateamento, até a falência das estruturas de permanência. Graduanda em artes visuais na Universidade Federal da Bahia, a artista desenvolve uma pesquisa em seus trânsitos sobre as esferas do corpo, memória e transe.
Para Sylvia Werneck, curadora da exposição, “entre as obras apresentadas existe um campo de experiência comum – suas heranças culturais como pessoas pretas num país que lhes é historicamente hostil. No entanto, cada artista elabora as questões que lhe afetam por uma via própria, pois, enquanto Helô fala a partir de uma perspectiva sociológica, kenya escolhe o caminho da espiritualidade”.
O encontro dessas duas poéticas promete suscitar discussões sobre pertencimento e ancestralidade, sem deixar de lado os estímulos sensoriais que caracterizam as artes visuais. Tanto para Helô Sanvoy quanto para kenya, os materiais usados na criação de suas obras carregam significados importantes, indissociáveis dos temas que são colocados em evidência.
A exposição fica em cartaz até o dia 24 de maio, com entrada franca. O espaçotempo fica localizado na Rua Pe. Bartolomeu Taddei 49 – sala 2 – Centro Histórico – Itu/SP.
O post espaçotempo realiza exposição coletiva com os artistas Helô Sanvoy e kenya apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.