in

Espaço Acadil | A Visita da Jovem Senhora

Recentemente, um teatro de São Paulo apresentava a adaptação contemporânea da peça “A Visita da Velha Senhora“, escrita por Friedrich Dürrenmatt em 1956, com uma proposta que desafia os limites morais. Uma obra-prima que critica, de forma irônica e sarcástica, a vulnerabilidade dos nossos valores e conceitos de justiça diante da influência do dinheiro. Um desafio à ética surpreendentemente atemporal.

Em 7 de agosto p.p. ocorreu A Visita da Jovem Senhora. Tivemos a honra de receber a amiga Helen Gnocchi, nossa Cônsul Honorária em Veneza, em uma visita não oficial, excelente oportunidade de mais um dia de cordial convivência. 

Em 2023, levamos (organizadores e alguns autores) à Itália 200 exemplares da antologia “Italianos em Itu, da imigração à atualidade” traduzida para o italiano, a fim de serem entregues às bibliotecas públicas das “comuni” de origem dos nossos ancestrais. Para nossa admiração, e até mesmo inveja, as pequenas cidades de, por exemplo, 6000 habitantes contam com duas bibliotecas públicas… 

Auxiliada pelo sr. Bruno Moretto, presidente da Associação Veneziani nel Mondo, Helen recebeu-nos com maravilhosa acolhida, acompanhando-nos ao Palazzo Ferro Fini, cujo edifício abriga o Conselho Regional do Vêneto que nos abriu suas magníficas salas, onde fomos recebidos pelo Governador; ao Palazzo Ca’ Farsetti, sede da Prefeitura de Veneza, recepcionados pelo prefeito e secretários; à prefeitura de Marcon, cidade da Área Metropolitana Veneziana e à de Treviso, localizada a 30 km ao norte de Veneza. Cada autoridade italiana visitada responsabilizou-se pelo envio de nossos livros às bibliotecas de seu município. Os volumes restantes ficaram com nossa Cônsul, que se prontificou a levá-los às demais comuni elencadas, quando em suas visitas oficiais rotineiras. Em determinado dia, ela mesma dirigia seu carro. Mordomia para nós, não para ela.

Helen é paulistana, reside na Itália desde os anos 90 e estudou na Universidade de Pádua. É também escritora, tradutora e mediadora cultural, desenvolvendo importantes ações pela promoção da cultura brasileira e pelo intercâmbio entre os dois países. 

Em retribuição, alegremente a acompanhamos numa intensa programação cultural, histórica, artística e gastronômica por Itu. Demonstrou ter apreciado muito a visita, chegando a afirmar várias vezes estar encantada com nossa cidade e seus múltiplos aspectos. Com sensibilidade, pôde compreender a grandiosidade de Itu por inteiro e peculiarmente sensível, mostrou-se grata ao caloroso acolhimento recebido.

Assim foi a Visita da Jovem Senhora, uma antítese completa à peça do dramaturgo suíço. Não um teatro, uma encenação, mas uma vivência real, plena de reciprocidade, positividade, amizade, gratidão e, por que não, sonhos… Afinal, não são eles que nos movem?

Vilma Pavão Folino
Cadeira Nº 35 I Patrona Maria José de Toledo Piza

O post Espaço Acadil | A Visita da Jovem Senhora apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Cinerama | Saneamento Básico, o Filme

“Invocação do Mal 4: O Último Ritual” estreia no Cine Araújo de Itu