
No ano passado, teve início na cidade de Itu, o projeto NASA (Núcleo Ação Social de Amigos), que tem como objetivo auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade, assim como cães e gatos.
Presidente do NASA, Nivaldo Alves dos Santos, mais conhecido como Dinho Camaleão, que já realizava trabalhos sociais em Itu, decidiu pedir ajuda para alguns amigos para que pudesse continuar e aumentar as ações sociais. “Foi durante a pandemia, com toda aquela dificuldade que a gente viu, de desemprego”, comenta.
No começo, de acordo com Dinho, eram atendidas diariamente 20 famílias, hoje o projeto assiste mais de 400 pessoas, auxiliando com doação de roupa, cestas básicas, cadeira de rodas, de banho, “tudo o que for para ajudar”, destaca o presidente.
O NASA está localizado na Rua Santa Cruz, 1053, Centro. No imóvel amplo, existe um bazar, no qual as roupas e acessórios comercializados auxiliam no pagamento do aluguel do espaço e também na compra de alimentos e outros itens para doações.
O espaço que conta com aplicação de Reiki e limpeza de ouvido também em breve passará a contar com cursos e palestras, porém, o grupo que encabeça o projeto [oito pessoas ao todo], muitas vezes necessita tirar dinheiro do próprio bolso, para mantê-lo.
“Temos intenções muito boas para crescer, mas precisamos de apoio. Estamos indo aos poucos, contando com pessoas que colaboram e que nos dão ânimo para continuar ajudando o próximo”, acrescenta Dinho.
Maria Aparecida Castelani, voluntária que aplica Reiki [técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia, pois acredita-se que desta forma é possível alinhar centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental] e também promove limpeza de ouvido, comenta que está “muito satisfeita e feliz de poder estar fazendo isso. Há muito tempo que queria.”
“Eu sempre gostei de fazer doações, de ajudar o próximo e agora que apareceu esse espaço estou muito feliz”, complementa a voluntária.
Vice-presidente do NASA, o investigador de polícia Moacir Cova reforça os objetivos do projeto. “Arrecadação e distribuição de alimentos para famílias carentes. Famílias que a gente averigua se realmente precisam, principalmente quem tem crianças e também a causa animal. A gente também faz arrecadações para gato e cachorro.A gente já teve aqui alguns cursos que vamos retomar em breve – uma pequena colaboração”.
Os cursos, terão uma pequena taxa de inscrição, para que possa ser preparado um material para os estudos, após isso, os mesmos serão gratuitos.
Arrecadamos roupa para o bazar social, quem não tem dinheiro para comprar roupa vem aí e leva, quem tem, compra. E a gente precisa gerir isso daqui para se auto custear para promover a ação social”, acrescanta.
“A gente viu [durante a pandemia] quanta gente está passando fome e precisando. Tudo isso é feito dentro de um prazo para que a família se reestreutura e siga o sue caminho. As portas estão abertas para quem quiser e precisar usar [o NASA].
Interessados em se voluntariar para ministrar palestras ou cursos, promover doações financeiras, de alimentos ou para quem necessitar de auxílio, o NASA atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13. Mais informações: Facebook (NASA – Núcleo Ação Social de Amigos); Instagram (@nasaitu) ou WhastApp: (11) 91024-2756.
O post Em Itu, projeto social assiste centenas de famílias apareceu primeiro em .