in

eFootball, o sucessor do PES

Os games com temática esportiva (assim como o atual eFootball ou anterior Pro Evolution Soccer, o famoso PES) são, em geral, bem casuais, jogos ótimos para reunir a galera, dar muitas risadas e “humilhar” aqueles que não tem muita afinidade com o estilo. O futebol é um esporte amado por todos, e no mundo dos consoles, a “muitas luas”, o “soccer” tem arrastado multidões para a diversão e os eSports.

Pro Evolution Soccer é uma famosa franquia de futebol produzida pela Konami, conhecida popularmente por vários nomes ao decorrer dos anos, seja International Superstar SoccerWinning Eleven ou o atual eFootball, falamos de jogos que marcaram gerações, deixaram seu legado e ainda hoje, tem fãs por todo o mundo. A série PES, a título de curiosidade, tem sua estrutura primária na série japonesa Goal Storm, que nas mãos da Konami, teve seus primeiros títulos lançados com o nome de International Superstar Soccer para o oriente e Winning Eleven para o ocidente.

O Primeiro

Para aqueles que algumas vezes tiveram dificuldades em descrever o termo “clássico”, com toda a certeza, International Superstar Soccer, é a definição perfeita, sendo este, um game muito lembrado e jogado por todos, em pleno 2021.

Resultado de imagem para international superstar soccer

Lançado em 11 de novembro de 1994, no Japão, apenas para Super Nintendo, ele chegou ao restante do mundo apenas na metade de 1995 e não trazia nenhum atleta famoso na capa, a principal razão disso é o fato de que o game não contava com licenciamento oficial dos clubes, com isso, a imaginação dos produtores era sem limites para criação de nomes.

Resultado de imagem para international superstar soccer deluxe

Apesar de seu sucesso, sua “DLC”, International Superstar Soccer Deluxe foi o que realmente fez o título  alavancar suas vendas, sendo este, lançado em 22 de Setembro de 1995 e contando com 36 seleções. A questão com as licenças continuava a mesma, porém, agora, os produtores utilizavam nomes aleatórios, porém com as características baseadas nos jogadores reais, salva menção de Capitale (Batistuta, Argentina), Galfano (Baggio, Itália), Gomez (Romário, Brasil) e o inigualável Allejo (Bebeto, Brasil).

Resultado de imagem para international superstar soccer

Destaques

J-League Winning Eleven


Um dos pioneiros da franquia, lançado para o lendário PlayStation 1 e produzido pela ainda Konami Sports, o título baseava-se apenas em times da liga japonesa, com uma narração ilaria apenas na língua nipônica, o game possui gráficos fracos para a época, mas o quesito diversão era elevadíssimo.

Pro Evolution 2


Game lançado em 2002, tinha como título Pro Evolution 2 ou Winning Eleven 6, com uma jogabilidade aperfeiçoada se comparado com o game anterior. Ele tem como grande destaque o pano de fundo da Copa do Mundo 2002 e o maravilhoso macete em colocar Roberto Carlos como atacante da seleção brasileira.

Pro Evolution Soccer 2 (2002) (PlayStation 2) - YouTube

Pro Evolution Soccer 6


Pra mim, o melhor título da série, com melhorias em todos os quesitos e com uma estrutura muitíssimo equilibrada, sem facilidades excessivas ou super jogadores, mas sim, tudo dosado na medida certa, com isso, todos seus modos se tornam atrativos e interessantes; tendo como novidades o modo Rumo ao Estrelato, onde jogamos com apenas um jogador.

Resultado de imagem para pro evolution 2006

Atualidades

Depois de alguns rumores a empresa anunciou de forma oficial os seus planos com a franquia de futebol. eFootball foi totalmente reconstruído na Unreal Engine e será lançado para PS5, PS4, Xbox Series, Xbox One e PC nesta primavera brasileira e com versões para iOS e Android no futuro.

eFootball será gratuito mas possuirá algumas conteúdos e modos pagos após o seu lançamento, terá “partidas locais ” com uma seleção de clubes e a possibilidade de jogar partidas cross-gen (PS5 vs PS4, Xbox Series X / S vs Xbox One) e além disso, um modo muito semelhante ao myClub será disponibilizado.

Ponto Final

É inegável o fabuloso sucesso da franquia eFootball ao decorrer dos anos, sempre lutando pela posição de melhor simulador de futebol com seu concorrente; e mesmo com altos e baixos a franquia vem se reinventando para que possa tomar com largas passadas o posto de melhor game em seu estilo.

O post eFootball, o sucessor do PES apareceu primeiro em Jornal de Itu.

O que achou disto?

Proposto pra pensar por Carlos Diego

Tudo o que você precisa saber: Licenciamento Ambiental

Prefeitura realiza formatura de novos Guardas Civis Municipais