Educar uma criança ou adolescente pode ser um dos maiores desafios de quem decide ser mãe ou pai. Como dizem por aí, bebês não nascem com manuais de instruções. O bebê humano, diferente de outros animais, nasce sem nenhuma autonomia e necessita de cuidados o tempo todo. E que cuidados!
Há quem diga que mulheres já nascem com o instinto materno, o que está bem longe de ser verdade. As mulheres, assim como os homens, quando decidem ter filhos, precisam aprender a cuidar e educar.
Muitas pessoas têm buscado conhecimentos atuais sobre parentalidade, desenvolvimento infantil e comportamento. Outras, de maneira muitas vezes equivocada, acabam apenas reproduzindo, sem questionar, a maneira como foram educadas pelos seus próprios pais ou avós.
Não quero dizer com isso que eu ou você tivemos uma educação ruim. Muito pelo contrário! Se você, hoje, acredita que foi bem-educado pelos seus pais, com certeza eles acertaram! Naquela época, nossos pais fizeram isso da melhor maneira possível, com as melhores condições e conhecimentos que possuíam. Mas esse conhecimento sobre educação evoluiu muito e nossas crianças e adolescentes vivem, hoje, numa época totalmente diferente da que vivemos, com tecnologias, valores e rotinas muito diferentes.
Diante de tanta evolução, principalmente em conhecimentos sobre desenvolvimento humano e educação de filhos, já não cabe mais, simplesmente, educá-los como nossos pais nos educaram. Isso significa que precisamos nos atualizar e evoluir, também. As crianças e adolescentes de hoje são muito diferentes das crianças e adolescentes do passado.
É preciso educar-se para educar! Enquanto mães ou pais precisamos olhar mais para nós mesmos e rever nossos valores e crenças sobre educação de filhos. Precisamos estudar mais sobre infância, adolescência e parentalidade. Muita coisa mudou, concordemos ou não. Educar a si mesmo significa não apenas buscar conhecimento, mas buscar autoconhecimento e autocuidado. Não poderemos saber se estamos no caminho certo se não identificarmos nossos próprios erros e acertos. Somente conhecendo nossas falhas é que conseguiremos corrigi-las e evoluir nesse papel tão desafiador.
Educar-se também significa cuidar-se. Cuide-se mais! A melhor educação que podemos dar aos filhos vem de nosso próprio exemplo. Ao cuidar de si mesma(o) você os ensina a se cuidarem, também. Eles estarão bem na medida em que você estiver bem.
Pais que buscam autoconhecimento, que cuidam de si mesmos e de sua saúde mental e que buscam entender mais profundamente sobre seu próprio filho e como ele aprende e se desenvolve, terão muito mais paciência, disposição e condições de educar de maneira saudável e eficaz.
Dinorá de Paiva Anastacio
Psicóloga da infância e adolescência
CRP: 06/88549
Instagram: @dinorapsicologa
O post É preciso educar-se para educar apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em March 15, 2023.
O post “É preciso educar-se para educar” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️