in

Dois Pontos: revisão da Lei de Zoneamento tem início

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, deu início ao processo de revisão da Lei de Zoneamento, instrumento fundamental para o ordenamento do uso e ocupação do solo, o desenvolvimento urbano sustentável e a garantia de crescimento equilibrado da cidade. O cronograma foi aberto com a convocação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Itu (COMDUI), realizada na última segunda (05), para uma reunião ocorrida nesta quinta-feira (08), ocasião em que foi apresentada a minuta do projeto de lei, etapa essencial para o alinhamento técnico e institucional do processo, com registro em ata para posterior publicação no site oficial da Prefeitura. Na sequência, nesta sexta-feira (09), estava prevista a publicação no Diário Oficial e no site da Prefeitura da convocação da Audiência Pública, agendada para o dia 27 de janeiro de 2026, às 19h, no auditório da Prefeitura, garantindo ampla divulgação e transparência. Como parte do compromisso com a participação popular, a minuta da Lei e seus anexos estarão disponibilizados no site da Prefeitura a partir do dia 21 de janeiro, respeitando o prazo mínimo de cinco dias antes da audiência, possibilitando que a população e os setores interessados analisem previamente o conteúdo.

ZONEAMENTO: O cronograma será concluído com a realização da Audiência Pública no dia 27, com registro de presença e gravação do encontro, reforçando a importância da escuta da sociedade no aprimoramento da Lei de Zoneamento, que orienta o planejamento urbano, promove segurança jurídica e contribui diretamente para a qualidade de vida da população ituana.

DENÚNCIA: A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) denunciou o Governo de São Paulo ao Tribunal de Contas do Estado por interromper o envio de medicamentos para cidades do interior paulista. Entre as cidades afetadas, conforme a denúncia da deputada, estão Presidente Prudente, Votorantim, Indaiatuba, Jundiaí, Sumaré, Araçoiaba da Serra e Rancharia.

DENÚNCIA II: De responsabilidade do estado, conforme a Lei da Política Estadual de Medicamentos e a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, o fornecimento de medicamentos essenciais para o tratamento do câncer, da diabetes, do Alzheimer, de Parkinson, epilepsia e inúmeras outras doenças e condições não está ocorrendo como deveria desde, ao menos, fevereiro do ano passado.

REPERCUSSÃO: O deputado federal ituano Missionário José Olímpio (PL-SP) repercutiu a captura de Nicolás Maduro em suas redes sociais. O parlamentar divulgou um vídeo em que, supostamente, milhares de cidadãos comemoram o fato em Caracas, capital da Venezuela. Porém, a celebração foi registrada em Buenos Aires, na Argentina. Sites de checagem de fatos confirmaram a informação.

ANTI-LULA: Olímpio vem usando suas redes sociais para tecer críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso pela tentativa de golpe. Ele vem seguindo a cartilha de sua sigla, o Partido Liberal, que concentra forças contra a esquerda e em favor da anistia aos participantes dos atos golpistas.

PRÉ-CANDIDATO: Tiago Gonçalves (não confundir com Gonçales) informou à coluna que é o novo presidente municipal em Itu do Democracia Cristã, e também o novo dirigente estadual do partido. Ele, que é corretor de imóveis e empresário, anunciou sua pré-campanha a deputado federal. “Vivemos em tempos difíceis e temos que pensar no futuro das nossas próximas gerações”, afirma.

PINTURA: O Centro de Itu deve ganhar um mural gigante de Eduardo Kobra. O artista urbano já está prospectando o local em que a obra tomará forma. Ainda não se sabem detalhes sobre a pintura, como tema e prazo para conclusão. As conversas envolvem a Prefeitura de Itu e órgãos de proteção ao patrimônio. O que se sabe é que a cidade ganhará um novo cartão-postal, já que os murais de Kobra são muito prestigiados.

MARATONA: Para celebrar os 25 anos de um dos maiores marcos do cinema, o Cine Plaza Itu irá exibir uma maratona da trilogia “O Senhor dos Anéis” neste mês de janeiro. Os três filmes da franquia serão exibidos nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, em versão estendida e legendada. Os ingressos já podem ser adquiridos nas bilheterias, totens de autoatendimento e no site ingresso.com.

FUXISCÓPIO
Começou 2026, ano de Eleições. O cenário político deve começar a se aquecer cada vez mais nas próximas semanas, especialmente entre março e abril, prazo final de desincompatibilização de cargos. A coluna estará de olho nas movimentações.

O post Dois Pontos: revisão da Lei de Zoneamento tem início apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Prefeitura de Itu esperar arrecadar R$ 139,9 milhões com o IPTU em 2026