A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados criou na quarta-feira (07) uma subcomissão para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 8/25, que acaba com a escala de trabalho de 6×1. O objetivo é debater a proposta e apresentar sugestões. Para presidir os trabalhos, foi indicada a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), autora da proposta. Praticamente todos os deputados presentes na reunião concordam com a redução da jornada de trabalho, que consideram obsoleta e injusta com os trabalhadores, ainda que com concessões para atender também às necessidades das empresas. “O objetivo da subcomissão é avançar a nossa pauta ouvindo todos os setores da sociedade, os trabalhadores e trabalhadoras do nosso país, especialistas e outros parlamentares. Com isso, nossa PEC estará em posição privilegiada quando for debatida na CCJ e no Plenário da Câmara”, explicou a parlamentar de Itu, que ressaltou que as pesquisas apontam a aprovação de quase 70% dos brasileiros à redução da jornada de trabalho. Ela defendeu a busca de um consenso que atenda aos diferentes setores. “Nós não chegamos aqui com as respostas prontas de qual será o texto final dessa proposta, nós precisamos trabalhar em cima desse texto, ouvindo, colhendo, criando esse consenso para que nós possamos encaminhar uma saída digna, humana, possível, ao conjunto dos trabalhadores”, disse.
EM ITU: Falando em Erika Hilton, a deputada estará em Itu na manhã deste sábado (10) em um evento do Cursinho Popular de Itu, na Fatec. A mesa de trabalhos contará com a presença da cientista política e assessora parlamentar Michelle Duarte e do professor e educador Douglas Batalha, que se dedica à construção do cursinho desde a sua formação. As inscrições para o evento, porém, estão encerradas.
CONTRA: Erika Hilton e Missionário José Olímpio (PL-SP) foram contra à proposta de aumento do número de deputados federais de 513 para 531. Aliás, o PSOL de Erika foi unânime contrário ao projeto. Olímpio se manifestou nas redes sociais. “Notícia triste para o nosso país nesse momento de escândalos de corrupção, inflação alta e um desgoverno total com gastos exorbitantes! Eu votei contra essa proposta e vou continuar lutando!”
ANISTIA: O deputado José Olímpio celebrou que a Câmara dos Deputados decidiu na quarta (07) suspender um processo que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), réu por tentativa de golpe de estado junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Isso mostra a força da nossa oposição no congresso!! Temos que ter fé! Anistia já e Bolsonaro 2026”, afirmou o parlamentar nas redes.
EQUIPE: Olímpio tem tido uma presença forte nas redes, defendendo com unhas e dentes o ex-presidente da República – que está inelegível e pode ser condenado pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Segundo a coluna apurou, o deputado manteve a equipe de comunicação digital do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), de quem herdou a cadeira.
HOMENAGEM: A Câmara de Vereadores de Itu realiza a Sessão Solene de outorga do Diploma e Medalha “Madre Maria Teodora Voiron” à senhora Alida Fleury Bellandi, presidente da empresa Guarany. O evento ocorre no dia 22 de maio, às 19h. Instituída através da Lei Municipal Nº 4200, a medalha homenageia pessoas ou entidades que tenham se destacado ou venham a destacar-se na divulgação da vida e da obra da religiosa.
ARBORIZAÇÃO: A Prefeitura criou, como parte da “Itu Cidade Linda”, o programa Calçada Verde, que consiste no plantio de mudas de árvores nas calçadas, sempre com orientação da equipe da Secretaria de Meio Ambiente porque esse tipo de plantio exige cuidados especiais. De acordo com a pasta, é fundamental verificar se o espaço e a espécie escolhida são adequados ao local, evitando problemas futuros como quedas, rachaduras e danos à rede elétrica.
ARBORIZAÇÃO II: Os munícipes que tiverem interesse em plantar uma árvore em frente à sua casa devem preencher formulário por meio do link itu.sp.gov.br/meio-ambiente/plantio-de-arvores-na-calcada/ e aguardar o retorno da Secretaria de Meio Ambiente. O cronograma do plantio segue o mesmo da operação Cata Treco e pode ser acompanhado semanalmente no site da Prefeitura.
PARADA: A 9ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Itu ocorrerá no dia 18 de maio, com início ao meio-dia, na Avenida Francisco Ernesto Fávero, no Rancho Grande. A concentração será em frente à Padaria Tula. Esse ano o evento terá um trio de 19 metros (o maior que já percorreu as ruas da cidade de Itu), conquistado através de recurso do Governo Estadual, em parceria com APAA, através do edital +Orgulho.
FUXISCÓPIO
Por que a Câmara não aprova logo o requerimento do vereador Eduardo Ortiz cobrando cópias de contratos da CIS na gestão passada? Seria receio de, caso alguma irregularidade “cabeluda” seja descoberta, o edil colha os louros?
Dois Pontos Especial Câmara
ELOGIOS: Em todas as sessões, os vereadores da base governista não deixam passar uma oportunidade sequer para elogiar e enaltecer o trabalho da primeira-dama Rita Passos, relembrando os feitos dela enquanto deputada estadual. Em troca, os edis ituanos conseguiram indicar vários cargos de confiança na atual gestão, o que vem sendo alvo de críticas da oposição.
ELOGIOS II: A liberação das obras do loteamento Jardim Monte Rei também motivou elogios da base ao prefeito Herculano. Todos parabenizaram a gestão feita pelo chefe do Executivo para que os proprietários possam, enfim, construir suas residências no local. Porém, Moacir Cova (Podemos) disse que o prefeito “fez um teatro” e deu o exemplo de um proprietário que não teria sido “contemplado” com a liberação.
MONTE REI: “Não pode o Herculano fazer as pessoas de palhaço ir na Prefeitura protocolar os seus projetos e os seus secretários estarem desinformados”, disse Moacir Cova, criticando a falta de sincronismo na administração. O líder Thiago Gonçales (PL), porém, disse que a situação apontada já foi resolvida, com 90% dos lotes já sendo liberados.
REQUERIMENTOS: A Câmara de Vereadores enviou dois requerimentos, um endereçado ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e outro à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, solicitando ao chefe do Executivo e aos deputados estaduais maior atenção à Fatec de Itu, que recentemente divulgou carta pedindo apoio. Os documentos foram assinados por todos os edis.
TRANCA: Além de fechar as portas que dão acesso à antessala do plenário e colocar um segurança para impedir a passagem, a presidência da Câmara agora instalou trancas nas portinholas que dão acesso à “ferradura”. Nos bastidores, alguns vereadores e assessores criticaram a atitude. Outra medida que está em estudo é a instalação de aparelho de detecção de metais na entrada do prédio da Câmara.
APROVADOS: Na Ordem do Dia e em discussão única, o Projeto de Decreto Legislativo Nº 12/2025, que concede o Diploma e Medalha Madre Maria Teodora Voiron à senhora Alida Fleury Bellandi foi aprovado por unanimidade. Também passaram três projetos de denominação de vias públicas, incluindo o que nomeou a estrada municipal Itu-467, que passa a denominar-se “Estrada Municipal Dr. Waldyr Scalet”, de autoria de Luisinho Silveira (PDT).
BRIGAS: Durante a Palavra Livre, o vereador Rebert do Gás (União Brasil) alertou para casos de brigas e ameaças que estão sendo registrados em escolas estaduais de Itu, citando o exemplo ocorrido na Escola Estadual “Rosa Maria Madeira Marques Freire”, no Jardim União. Ele disse que vai levar a demanda por mais segurança ao Governo do Estado de São Paulo.
BRIGAS II: Já Moacir Cova disse que recebeu mensagens de responsáveis por alunos da Escola Estadual “Regente Feijó”, que recentemente registrou dois episódios lamentáveis. Segundo ele, é prenúncio de alguma tragédia caso as autoridades não tomem atitude. O vereador ainda sugeriu a discussão da implementação do modelo de escolas cívico-militares “para acabar com os petistas lá dentro”.
O post Dois Pontos: Erika Hilton presidirá subcomissão de análise da PEC contra a “jornada 6×1” apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.