Com isso será iniciada uma campanha para que a cidade seja declarada um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco
A Secretária Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu, Maitê Velho, e o diretor de Patrimônio Histórico da pasta, Dr. Emerson Castilho, fizeram uso da Tribuna Livre na sessão de Câmara de terça-feira (26) para falar sobre descobertas históricas que apontam Itu como uma cidade de matriz urbanística hispânica.
Com isso será iniciada uma campanha para que a cidade seja declarada um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como 178ª Cidade Correspondente às Ordenações Filipinas do Século XVII e também como única cidade de matriz urbanística hispânica preservada no Brasil.
“Penso a cidade de Itu como um museu à céu aberto, uma vila ibérica no coração da América”, afirmou Castilho. “As pesquisas feitas mais recentes de arqueologia foram feitas para datar o momento de ocupação da cidade, o território foi ocupado em 1580 e 1610 é a data de fundação institucional do município. Somos uma certidão de nascimento definitivamente ligada à Espanha. Tivemos a oportunidade de apresentar essas descobertas para o Governo da Espanha, primeiro em São Paulo e depois em Brasília, há duas semanas. O Governo nos apoia e se disponibilizou a ajudar e a investir no município. É um projeto atemporal, apolítico”, completou. Primeiramente o projeto será enviado à Alesp, com apoio do Governo do Estado, em seguida para o Governo Federal que, junto com o Itamaraty fará a candidatura de Itu para este título inédito no país.
foto: reprodução/TV Câmara
O post Descobertas históricas podem transformar Itu na única cidade de matriz urbanística hispânica do Brasil apareceu primeiro em Jornal de Itu.
Fonte
Publicado em April 29, 2022.
O post “Descobertas históricas podem transformar Itu na única cidade de matriz urbanística hispânica do Brasil” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu