in

Dengue: Itu tem quatro mortes e mais de 3 mil casos em 2025

Prefeitura vem realizando ações de combate à dengue na cidade e, inclusive, decretou situação de emergência no início de março (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

Os casos de dengue seguem preocupando os ituanos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Itu, foram registrados neste ano quatro óbitos pela doença ocorridos em março. Além disso, a cidade já superou a marca de 3 mil casos em 2025, totalizando 3.172 até segunda-feira (07).

Os óbitos registrados até o momento foram: 1º óbito: 08/03, mulher, 67 anos, com comorbidade; 2º óbito: 12/03, homem, 65 anos, com comorbidade; 3º óbito: 20/03, mulher, 66 anos, sem comorbidade; 4º óbito: 21/03, mulher, 83 anos, com comorbidade. Ainda há um óbito em investigação.

Os bairros de Itu com mais incidência de casos são o Cidade Nova, com 589, Rancho Grande, com 158, e Jardim Aeroporto, com 135. São Luiz, São Judas Tadeu e Jardim Novo Mundo também são bairros com muitos casos registrados, segundo o Boletim Epidemiológico de Arboviroses 2025.

Ainda segundo o boletim, a faixa etária com mais casos de dengue é a de 40 a 59 anos, com 946 casos. Praticamente todos os casos da doença são autóctones, ou seja, foram contraídos na cidade de Itu. Apenas dois são importados. O boletim também revela que Itu registrou em 2025 dois casos de febre chikungunya e nenhum de zika, outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Prevenção e suporte

A prevenção contra a dengue é muito importante. Algumas medidas eficazes são: eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas; manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados; limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água.

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.

Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente a UBS mais próxima de sua residência ou um dos Centros de Atendimento à Dengue. Confira os endereços:

  • CAD Pirapitingui: Secretaria Regional do Pirapitingui – Rod. Waldomiro Corrêa de Camargo, 14
  • CAD UBS 5: Av. Francisco Ernesto Fávero, s/n – Jd. do Estádio

*Os CADs tem funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h. O horário de atendimento dengue nas UBS é das 8h às 17h (exceto UBS 2 – das 7h às 18h).

Vacinação contra a dengue

A vacinação contra a Dengue continua disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Itu. O horário para aplicação de vacinas nas UBS é de 8h às 18h, com exceção da UBS 02 (Jardim União) e UBS 05 (Rancho Grande), que atendem com horário estendido das 8h às 19h. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos é a que concentra maior número de hospitalização por dengue depois dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo desse imunizante, em caráter temporário, para doses com prazo próximo da validade. No entanto, a Secretaria de Saúde de Itu informa que não há em nossa cidade doses da vacina contra dengue nessas condições previstas pelo referido órgão.

O post Dengue: Itu tem quatro mortes e mais de 3 mil casos em 2025 apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Após denúncia de Monica Seixas, TCE-SP poderá investigar Tarcísio

Tomorrowland Brasil anuncia David Guetta e abre venda de ingressos