in

Cortejo com o corpo de Theodoro Mendes passará em frente ao Walter Ribeiro

Cortejo com o corpo de Theodoro Mendes passará em frente ao Walter Ribeiro
Coroas de flores no velório de Theodoro Mendes. Crédito da foto: Luiz Setti (25/1/2020)

José Theodoro Mendes morreu sexta-feira (24) em um acidente na rodovia Raposo Tavares (SP-270). Ele foi vereador e prefeito de Sorocaba. Também atuou como deputado federal e ajudou na elaboração da Constituição.

Acompanhe em tempo real o velório do corpo de Theodoro Mendes no Paço Municipal:

15h29 – Laelso Rodrigues, instituidor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), lamentou a morte de Theodoro Mendes e lembrou de momentos em comum. “Desde que disputamos uma eleição, em 1976, ele pelo MDB e eu pela Arena, nos tornamos ainda mais amigos. Participamos juntos da comissão de obras do CIC. Foi uma pessoa admirável, honesta, séria em suas convicções. É uma grande perda para Sorocaba.”

15h23 – Segundo a GCM, a entrada do cemitério da Saudade já está isolada. O corpo de Theodoro Mendes entrará pelo portão principal, em frente à praça Pedro de Toledo.

15h19 – A Prefeitura de Sorocaba divulgou o trajeto do cortejo que levará o corpo de Theodoro Mendes do Paço Municipal ao cemitério da Saudade. O ex-prefeito de Sorocaba passará em frente ao Estádio Municipal Walter Ribeiro, construído por ele e inaugurado em 1978.

O estádio fica no Jardim Santa Rosália. Nesse bairro, Theodoro Mendes morava e tinha um escritório.

15h06 – A saída do corpo de José Theodoro Mendes do Paço Municipal está prevista para as 16h. O sepultamento deve acontecer por volta das 16h30.

14h38 – A prefeita Jaqueline Coutinho destacou que conhecia Theodoro Mendes desde seis anos de idade. “Me espelhei nele muito antes de ser agente política”, afirma. “É um exemplo de retidão”, acrescenta.

Ela lembrou que há dois anos, Theodoro Mendes a visitou na Prefeitura de Sorocaba, tendo afirmado que ela venceria os obstáculos. Conforme Jaqueline, ele ainda se colocou à disposição dela. “Eu sei que vou encontrá-lo em breve”, disse com a voz embargada. Com isso, a cerimônia ecumênica foi encerrada.

Ato ecumênico reúne familiares e amigos de Theodoro Mendes no Paço
Jaqueline Coutinho, prefeita de Sorocaba, durante o ato ecumênico no Paço. Crédito da foto: Luiz Setti (25/1/2020)

14h36 – O vereador Francisco Martinez (PSDB) falou à convite da família. O parlamentar disse que Theodoro Mendes foi um grande incentivador de sua carreira e exemplo de probidade.

14h34 – O vereador Pastor Apolo (PSB) representou o presidente da Câmara de Sorocaba, Fernando Dini (MDB), no ato ecumênico. Apolo usou a Bíblia para falar sobre os significados da vida, a comparando a uma nuvem que se dissipa. “O que vai ficar do Theodoro é que ele fez em nossas vidas”, disse.

14h31 – O segundo a discursar foi o irmão de Theodoro Mendes, José Mendes Júnior. Ele destacou que o irmão era exemplo de probidade, o que, segundo ele, falta na atual política. “Obrigado meu irmão por ser essa referência nacional”, afirma. “Perdemos o nosso chão, perdemos a nossa referência familiar”, acrescentou emocionado ao lado dos demais familiares.

14h18 – O primeiro ato foi a leitura integral do decreto assinado pela prefeita Jaqueline Coutinho. O texto se refere ao luto oficial de três dias, em Sorocaba. Iniciou os discursos o padre Paulo Roberto Gonzales, da Paróquia São Paulo Apóstolo.

14h15 – Começa o ato ecumênico no velório do corpo de José Theodoro Mendes.

14h14 – A prefeita Jaqueline Coutinho retornou de São Paulo para a cerimônia ecumênica.

14h11 – Batedores da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba farão o acompanhamento do corpo de José Theodoro Mendes, entre a Prefeitura de Sorocaba e o cemitério da Saudade. O trabalho será acompanhado pelos agentes de trânsito da Urbes.

13h34 – Valdir Euclides Buffo Junior, presidente do Conselho Superior da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), também esteve no velório.

13h31 – Durante o velório, três casais de guardas civis municipal se revezam próximo ao caixão do ex-prefeito. Os agentes estão vestidos com o farda de gala da Guarda Civil Municipal. A farda e o gesto são reservados para ocasiões especiais, como no caso de cerimônia fúnebre. Eles acompanharão o corpo de Theodoro Mendes até o carro funerário.

13h21Theodoro Mendes era um político bom de voto. Quando eleito deputado federal, em 1974, ele foi o 35º mais votado de São Paulo, com 44.560 votos. Em Sorocaba, ele recebeu 30.326.

13h15 – Prestaram condolências à família de Theodoro Mendes o professor e economista Geraldo de Almeida, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Sorocaba, Claudio do Sorocaba I, e João Leandro da Costa Filho, ex-secretário municipal.

13h11 – Também compareceu ao velório José Eduardo Marcondes Machado, desembargador de Justiça e ex-juiz da comarca de Sorocaba.

13h01 – Luiz Antonio Zamuner, presidente do Conselho Superior da Fundec e do Conselho Editorial do Jornal Cruzeiro do Sul, também esteve no Paço Municipal para prestar condolências à família do ex-prefeito.

12h54 – Maria Lúcia Amary, deputada estadual pelo PSDB, frisou que a morte de Theodoro Mendes tem causado comoção como se viu poucas vezes em Sorocaba. A parlamentar também afirmou que era admiradora do trabalho dele, tanto que chegou a se reunir e pedir conselhos.

12h50 – Vitor Lippi (PSDB) também compareceu ao velório. O deputado federal e ex-prefeito de Sorocaba defendeu o legado de Theodoro Mendes, em especial sobre seu trabalho na Constituição de 1988.

Velório de Theodoro Mendes terá ato ecumênico às 14 horas
Vitor Lippi é deputado federal e foi prefeito de Sorocaba. Crédito da foto: Luiz Setti (25/1/2020)

12h25 – A todo momento chegam coroas de flores em homenagem ao ex-prefeito. Uma delas é a da Associação Paulista do Ministério Público. Theodoro Mendes foi promotor público por duas ocasiões.

12h20 – O promotor de Justiça Antônio Farto Neto também esteve no velório de Theodoro Mendes prestando condolências à família. Farto Neto destacou a atuação do ex-prefeito em prol do Ministério Público e disse que Mendes é um dos responsáveis pela configuração e força atual do órgão.

10h59 – Antonio Carlos Pannunzio e Paulo Mendes, ex-prefeitos de Sorocaba, chegam ao velório de Theodoro Mendes. O ex-prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, também está no Paço Municipal.

10h27 – O presidente da Câmara de Sorocaba, Fernando Dini, chega ao velório.

Velório de Theodoro Mendes é aberto ao público na Prefeitura de Sorocaba
Fernando Dini é presidente da Câmara de Sorocaba. Crédito da foto: Luiz Setti (25/1/2020)

10h25 – Abatido, o delegado seccional Wilson Negrão, que é amigo da família, lembrou da importância de Theodoro Mendes para Sorocaba e como exemplo para a sociedade.

10h17 – O médico José Mendes Júnior, irmão de Theodoro, falou do prazer e da honra de participar da vida do ex-prefeito. Ele destacou o respeito que se tinha pelo político Theodoro Mendes, incluindo em Brasília. “É um ícone. Não é só minha família que perde. É a sociedade inteira. Era o nosso norte, o nosso porto seguro e o nosso farol”, diz.

10h07 – O ex-delegado seccional de Sorocaba, André Moron, também está na cerimônia. “Sinto pelo pessoa pública, mas sinto também pelo amigo”, comenta.

09h58 – O secretário de Administração da Prefeitura de Sorocaba, José Carlos Cuervo Júnior, representará a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, no ato ecumênico que ocorrerá às 14h no Paço Municipal.

09h51 – Cláudio Grosso, vice-prefeito de Sorocaba na gestão de Theodoro Mendes, também está na cerimônia. Grosso voltou a falar em “perda irreparável” e lembrou que foi vice por convite do próprio Theodoro Mendes. “Sorocaba perde muito com a morte dele”, enfatiza.

09h48 – A Prefeitura de Sorocaba decretou luto oficial de três dias pela morte de Theodoro Mendes. A bandeira de Sorocaba, em frente ao Paço, foi hasteada a meio mastro.

09h45 – Ao Cruzeiro do Sul, José Crespo disse que sua família e a de Theodoro Mendes eram muito próximas. Segundo Crespo, Mendes era um grande conselheiro e realizador de obras. “Era um dos políticos mais cultos. Este era Theodoro Mendes. Estou falando isso acima de qualquer questão partidária. Ele vinha tomar café comigo e dar conselhos. Eu o ouvia”, afirma. “Ele representa uma política que tem diminuído”, acrescenta.

09h26 – O vereador Fausto Peres (Podemos), por enquanto, é o único parlamentar que participa da cerimônia.

09h13 – Familiares e amigos se despedem de Theodoro Mendes ao redor da urna fúnebre.

Velório de Theodoro Mendes é aberto ao público na Prefeitura de Sorocaba
Familiares e amigos se despedem de Theodoro Mendes. Crédito da foto: Luiz Setti (25/1/2020)

09h03 – Por meio de nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que às 14h haverá um ato ecumênico no local do velório.

09h00 – Pessoas presentes no velório rezam ao redor do corpo de Theodoro Mendes.

08h51 – A prefeita Jaqueline Coutinho, sem partido, deixou a cerimônia antes da abertura do velório ao público. Ela tem um compromisso fora de Sorocaba e deverá retornar para o enterro. A chefe do Executivo estava no Paço no momento em que o corpo do ex-prefeito chegou ao Palácio dos Tropeiros.

08h47 – Coroas de flores estão colocadas em um canto do Paço Municipal, em homenagem ao ex-prefeito Theodoro Mendes. Logo cedo eram 12, entre elas da Splice, Facens, Urbes, Amigos dos Ferroviários e Ipanema Clube.

08h43 – O prefeito cassado de Sorocaba, José Crespo, está no velório para se despedir de Theodoro Mendes.

Velório de Theodoro Mendes é aberto ao público na Prefeitura de Sorocaba
O prefeito José Crespo comparece ao velório de Theodoro Mendes. Crédito da foto: Luiz Setti (25/1/2020)

08h36 – Portão de acesso à área interna do Paço Municipal é aberta.

Corpo de Theodoro Mendes será sepultado às 16 horas no cemitério da Saudade
Portão do Paço Municipal é aberto para o velório de Theodoro Mendes. Crédito da foto: Luiz Setti (25/1/2020)

08h31 – O velório de Theodoro Mendes seria realizado no Salão de Vidro do Paço Municipal. Segundo a Ofebas, houve uma mudança na logística e o corpo será velado no pátio interno do Paço.

08h21 – O velório, por enquanto, está restrito a familiares de Theodoro Mendes. O portão de acesso ao público deve ser aberto por volta das 9h.

Corpo de Theodoro Mendes será sepultado às 16 horas no cemitério da Saudade
Entrada do Paço Municipal. Crédito da foto: Luiz Setti (25/1/2020)

08h16 – A Ofebas informou que o corpo de José Theodoro Mendes será sepultado neste sábado (25), às 16 horas, no cemitério da Saudade.

06h45 – Corpo de José Theodoro Mendes chega ao Paço Municipal.

Leia mais  Políticos e autoridades lamentam a morte de Theodoro Mendes

O post Cortejo com o corpo de Theodoro Mendes passará em frente ao Walter Ribeiro apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Mulher relata detalhes de relacionamento abusivo em Sorocaba

SP tem nº mais baixo de assassinatos desde 2001; feminicídios aumentam