in

Coronavírus zera estoque de córneas no Banco de Olhos de Sorocaba

Banco de Olhos de Sorocaba completa 39 anos de atividades
Em função da pandemia do coronavírus, BOS está praticamente sem córneas no banco sorocabano, que é referência no Brasil e em toda a América Latina. Crédito da foto: Divulgação/Qnotícia

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) está praticamente sem córneas por conta da suspensão da captação e doações, o que já afeta inclusive os transplantes, em função da pandemia do coronavírus. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (14) pelo próprio BOS.

Segundo o Banco de Olhos, a entidade aguarda a determinação do Sistema Estadual de Transplantes para a retomada das atividades de captação e transplante de córnea, mas até o momento a Secretaria de Estado da Saúde ainda não se manifestou a respeito. O Cruzeiro do Sul aguarda o posicionamento do governo do Estado.

De acordo com o BOS, a situação nunca antes foi enfrentada desde sua fundação há mais de 40 anos, e há risco de faltar córnea para transplante de urgência. “O quadro alarmante é reflexo das medidas governamentais que foram adotadas em todo o País durante a pandemia do Coronavírus. No Estado de São Paulo, o governo restringiu drasticamente, desde 23 de março deste ano, os protocolos para captação de órgãos e tecidos, o que fez com que as doações caíssem para perto de zero (2% na região atendida pelo BOS, em julho deste ano). No que se refere especificamente aos tecidos, que abrangem as córneas, somente podem ser captadas aquelas cujo doador tenha constatada morte encefálica”, afirma o BOS.

Leia mais  BOS investe em equipamento para cirurgias endoscópicas

 

Transplantes eletivos suspensos

O BOS afirma ainda que não há mais córneas no banco sorocabano, que é referência no Brasil e em toda a América Latina. Existem apenas alguns tecidos disponíveis na unidade do BOS na capital, localizada no Hospital Municipal do Tatuapé, informa o coordenador técnico, Hudson Vergennes da Silva.

“Ainda assim, as poucas córneas existentes estão sendo conservadas em meio não ideal (glicerina) para que durem mais tempo, já que estão com seus usos severamente restritos pelos órgãos de saúde. Da forma como estão sendo mantidas, elas perdem sua qualidade e características, tornando-se meramente “paliativas”. Isto significa que, se um paciente precisar receber uma dessas córneas disponíveis atualmente, certamente ele terá que passar por um novo transplante depois, para trocar por outra com condições perfeitas”, afirma o BOS.

O Banco destaca também que os transplantes eletivos de córneas estão suspensos por determinação governamental. “Isto tem aumentado significativamente a fila de espera pelo procedimento. A projeção da fila no Estado, que antes da pandemia era de até 10 meses, já chega a quase cinco anos (55 meses). De 2.500 pessoas que estavam na fila, atualmente há 3.174. Somente na região que envolve o BOS, o número de pessoas inscritas saltou de 478 para 747. As captações de córnea também estão praticamente paradas. Antes do problema, a média de captações de córneas mensais era de 1.236 no estado e 930 pelo BOS, sendo que, agora, está em 94 e apenas 20, respectivamente, no último mês de julho”, aponta.

O post Coronavírus zera estoque de córneas no Banco de Olhos de Sorocaba apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Fonte

O post “Coronavírus zera estoque de córneas no Banco de Olhos de Sorocaba” foi publicado em August 14, 2020 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Cruzeiro do Sul

Izabel Lima Pessoa é nomeada secretária de Educação Básica do MEC

Após cerca de 14 horas, bairros de Sorocaba permanecem sem energia