
A renovação do contrato de comodato entre a Prefeitura de Itu e a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu (Comarei), que garante o uso de área pública no Jardim São Judas Tadeu pela referida instituição por mais 20 anos, foi assinada no último dia 18 de dezembro.
O prefeito Herculano Passos (Republicanos), a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Beth Brandão, o presidente da Comarei, José Soares, e a bióloga e idealizadora do projeto da Comarei, Valéria Rusticci, participaram do ato da renovação do contrato que vencera em 2021. Desde a referida data, a renovação do contrato estava sendo pleiteada junto à municipalidade.
A Comarei foi criada em 2001 com participação da sociedade civil, de movimentos sociais e religiosos de Itu vinculados à igreja católica e, na oportunidade, por meio de comodato, a Prefeitura destinou à instituição uma área localizada no Jardim São Judas Tadeu para a construção de um Centro de Triagem de Materiais Recicláveis.
O prefeito Herculano enfatiza que a renovação do contrato representa um compromisso com o meio ambiente e com o futuro das próximas gerações. Ele acrescenta que, enquanto Poder Público, é preciso dar oportunidade às pessoas e preservar o meio ambiente. A secretária de Meio Ambiente ressalta a competência e a importância da Comarei e afirma que o comodato firma ainda mais a parceria entre o Poder Público e a cooperativa.
Atualmente, a Comarei é a responsável pela coleta seletiva oficial do município. A Cooperativa, que dispõe de um Centro de Triagem de Materiais Recicláveis no São Judas e outro no Jardim Europa em parceria com a Prefeitura, recebe todos os materiais recicláveis da coleta 100% porta a porta realizada na zona urbana de Itu.
Todo munícipe pode separar os reciclados e colocá-los na porta de sua casa no dia em que a coleta ocorre em seu respectivo bairro. O recomendado é colocar os reciclados no portão do próprio imóvel e não ao lado ou dentro dos contentores pretos das ruas, pois se colocados nesses recipientes o material vai para o aterro sanitário e não para reciclagem.
A idealizadora da Comarei destaca que ao separarem os materiais recicláveis, as pessoas adotam uma atitude sustentável na prática. E acrescenta que entre os desafios ambientais em nível mundial existem muitos de ordens governamentais e políticas que o cidadão não consegue intervir, mas dar destino às embalagens de seu próprio consumo separando os recicláveis é uma atitude individual de cidadania e cuidado com o planeta.
Ela explica ainda que quando o material reciclado é encaminhado para a coleta seletiva, a prática gera renda para os cooperados (catadores e desempregados em situação de vulnerabilidade social) e colabora com a cadeia produtiva de poupar recursos materiais já tão escassos no planeta.
Mais informações sobre quais resíduos são recicláveis e a programação semanal da coleta efetuada pela Comarei podem ser consultadas no link https://itu.sp.gov.br/meio-ambiente/gestao-do-lixo/coleta-seletiva-comarei/.
O post Contrato de comodato com a Comarei em Itu é renovado apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.