in

Consórcio do Ribeirão Piraí promove visita ao local onde será construída Barragem

A represa possui a capacidade de quase 10 bilhões de litros de água em 3,5 km de extensão

O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi), através dos prefeitos Nilson Gaspar, de Indaiatuba, Laerte Sonsini Junior, de Salto, Guilherme Gazola, de Itu e Antônio Carlos Mangini, de Cabreúva, cidades que integram o consórcio, apresentou nesta sexta-feira (8), o local onde será construída a Barragem do Ribeirão Piraí, para autoridades e imprensa.

Na ocasião, o prefeito Nilson Gaspar (MDB), que também é presidente do Conirpi,fez uma apresentação técnica da obra. “A represa abrange as quatro cidades do consórcio e possui a capacidade de quase 10 bilhões de litros de água em 3,5 km de extensão. Essa represa é nove vezes maior que a do Mirim e a obra tem previsão de iniciar no segundo semestre deste ano”, explica Gaspar.  

O encontro contou, também, com autoridades do Estado, entre elas, o deputado Estadual Rogério Nogueira, o subsecretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Cassiano Rosas de Ávila, o chefe de Gabinete do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Wanderley de Abreu Soares Junior, o diretor de Avaliação de Impacto Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Domenico Tremaroli, além de representantes da Caixa Econômica Federal, como o superintendente regional de governo Eliseu Moda.

De acordo com Dômenico Tremaroli,  a obra vai ampliar a distribuição de água para a população das cidades envolvidas. “Com a Barragem do Piraí teremos um grande reservatório capaz de auxiliar ainda mais o suprimento de águas nas cidades. Tendo em vista que a nossa região é muito pobre de recursos hídricos, nós temos que valorizar cada corpo de água. É gratificante poder estar participando deste evento ”.

Também prestigiaram o evento vereadores, secretários municipais, equipes técnicas e representantes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba (AEAI), Consórcio PCJ – Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, equipes Técnicas do DAAE, Cetesb e a imprensa.

Participou da apresentação o geólogo e secretário Executivo do Instituto de Estudos do Vale do Tietê (Inevat), Francisco Moschini, idealizador da barragem e ligado a ações vinculadas ao Meio Ambiente na região.

A Barragem do Piraí será construída através do Conirpi e irá regularizar a vazão do manancial, garantindo sua captação durante o ano todo, inclusive nos períodos de estiagem. A obra conta com recursos financeiros dos Municípios e dos Governos Federal e Estadual. A previsão de início da obra é para o próximo semestre.

Barragem do Piraí

Na primeira etapa da Barragem do Piraí está prevista a construção do maciço de terra, vertedouro, escada de peixes, canal de dissipação e desvio, torre e a limpeza da área para garantir a reservação (até as proximidades da fazenda Piraí). Para a segunda etapa a estimativa é de iniciar a construção da adutora para Salto, estação de captação e adução e sistema de transposição de peixes, dique de contenção para a fazenda Piraí e travessia de Itu.

O maciço será construído na divisa entre os municípios de Salto e Itu, com altura de 15 metros, extensão de 415 metros, largura talude de 90 metros de base e sete metros de crista, um vertedouro labirinto e uma escada de peixes.

A represa tem a capacidade de reservação para 9,7 bilhões/litros de água, sua extensão é de 3,5 quilômetros com a largura média de 450 metros e profundidade de 15 metros. Além de um espelho d´água de 1.823.960 m², Área de Preservação Ambiental (APP) de 1.617.250 m², somando uma área total de 3.441.210 m². Já a travessia tem uma extensão de 370 metros e a altura de 9,5 metros e o dique com uma extensão de 700 metros e a altura de 9,5 metros. 

O post Consórcio do Ribeirão Piraí promove visita ao local onde será construída Barragem apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Fonte

Publicado em April 8, 2022.
O post “Consórcio do Ribeirão Piraí promove visita ao local onde será construída Barragem” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu

Ituano Taekwondo conquista quatro medalhas na 1ª etapa do Campeonato Paulista

2º Encontro da Juventude Indígena do rio Xeruã reúne mais de 80 jovens Deni