
Itu é nacionalmente conhecida como “Berço da República”, pois foi a partir da chamada “Convenção de Itu”, acontecida em 18 de abril de 1873, que marcou a criação do Partido Republicano, que houve o marco inicial que culminou na proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.
Foi na casa de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, hoje o Museu Republicano “Convenção de Itu”, que os convencionais reuniram-se e onde tudo começou. A ata registra 131 assinaturas e, curiosamente, nenhuma mulher presente.
Curiosamente nos dias de hoje, pois na época a mulher não tinha qualquer representatividade na vida social e principalmente política. Mas se não foi na linha de frente, pelo menos uma mulher merece ter seu nome destacado.
Embora não tenha seu nome registrado na história, Olímpia Fonseca de Almeida Prado, esposa de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, o dono do casarão que sediou a Convenção Republicana, foi uma mulher importante.
Filha de Ana Cândida Pacheco e Silva e Antônio Augusto da Fonseca, Olímpia, em 14 de março de 1859, foi a primeira aluna do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, ficando sob os cuidados de Irmã Elias e convivendo por sete anos com Madre Maria Teodora Voiron.
Já adulta, mesmo morando em São Paulo, ela continuou ligada a Itu, tendo participado ativamente da comemoração do sexagésimo aniversário de fundação do Colégio do Patrocínio, como oradora e presidente da Comissão Honorária dos festejos, que incluiu a visita do então presidente do estado de São Paulo, Altino Arantes.
Como esposa de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, não há como não se imaginar o grande trabalho que ela teve na preparação da casa para receber os convencionais, mesmo coordenando o trabalho de homens e mulheres escravizados.
Mesmo não tendo seu nome registrado no movimento da Convenção Republicana e não participando diretamente dela, Olímpia tem seu retrato exposto em destaque na sala onde a histórica reunião aconteceu.
As informações sobre Olímpia Fonseca de Almeida Prado foram passadas pelo Museu Republicano Convenção de Itu.
O post Conheça a mulher nos bastidores do movimento que deu início à República apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.