O Condomínio Portal de Itu, situado às margens da Rodovia José Nelson Schincariol (antiga estrada da Convenção), pode se tornar o primeiro no Brasil a concluir o inventário das árvores ali existentes com o emprego do sistema informatizado Arbolink®.
A iniciativa foi do Engenheiro Florestal e Gestor Ambiental Luiz Roberto Capitani, que há 30 anos reside no local. Durante a pandemia, passou a frequentar com mais assiduidade as áreas verdes, verificando que vários exemplares arbóreos necessitavam de cuidados (tree care), como podas e tratamentos fitossanitários, e alguns deles apresentavam riscos de queda, com probabilidade de causar acidentes.
Além disso, parte dos moradores não valorizava adequadamente o rico patrimônio vegetal ali cultivado ao longo dos últimos quarenta anos: o Condomínio conta com dezenove praças e um clube, somando 49 mil m2 em áreas institucionais e de lazer. Como existem 555 lotes, há cerca de 88 m2 disponíveis de vegetação para cada terreno.
O engenheiro passou então a procurar um instrumento mais moderno que pudesse auxiliá-lo na tarefa de cadastrar as árvores existentes no Condomínio para melhorar a sua qualidade. Após diversas pesquisas e conversas com docentes especializados em arborização urbana, chegou até o Arbolink®, desenvolvido pela empresa Propark Paisagismo e Ambiente Ltda., de Piracicaba.
O Condomínio obteve, então, a licença para o seu uso em fevereiro de 2023, recebendo, para tanto, o treinamento necessário. “O sistema demonstrou ser ágil, eficiente e de fácil manejo”, comenta o Engenheiro Luiz, que iniciou o cadastramento com foco, principalmente, nas árvores situadas ao longo do sistema viário e nas áreas de uso público.
O trabalho de inventariar os cerca de 1.200 exemplares existentes do Condomínio deverá estar concluído no mês de outubro próximo. A partir daí, será possível estabelecer um plano de ação para o seu manejo ao longo do tempo. “Acreditamos que existem cerca de 150 árvores com necessidade de avaliação de risco mais aprofundada para decidir o seu destino”, explica Capitani. Aquelas não passíveis de tratamentos específicos ou que apresentarem risco de queda serão objeto de pedido de autorização para remoção e substituição.
No médio e longo prazo, a administração pretende trocar as espécies indevidamente plantadas no Condomínio, que causam problemas e insegurança aos moradores e eventuais riscos de interrupções em serviços públicos, como energia elétrica, comunicações e bloqueios no trânsito de veículos.
Com o emprego da “árvore certa no lugar certo” e da sua gestão
eficiente, espera-se aumentar a consciência dos moradores em relação aos grandes benefícios socioambientais prestados pela arborização urbana, como, por exemplo, melhorar a qualidade de vida e até se obter maior valorização financeira para seus imóveis.
Na opinião do Prof. Dr. Marcelo Machado Leão, diretor da Propark@, detentora do registro do sistema Arbolink® “este trabalho se reveste de grande importância, porque, pela primeira vez, um condomínio residencial concluirá o cadastramento do seu patrimônio arbóreo com o emprego de tecnologia digital, o que facilitará o seu adequado manejo, aumentando a segurança das pessoas e valorizando o cenário local”.
O post Condomínio em Itu é pioneiro no cadastramento digital de seu patrimônio arbóreo apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em August 30, 2023.
O post “Condomínio em Itu é pioneiro no cadastramento digital de seu patrimônio arbóreo” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️