Ante ao número crescente de vítimas da prática criminosa, que consiste em obter vantagem econômica induzindo as pessoas ao erro, ou por meios eletrônicos, sugiro algumas medidas.
Como Evitar?
Se receber mensagens no Whatsapp de familiares ou amigos dizendo que houve troca de número e, principalmente, se estiverem pedindo ajuda financeira com urgência, procurem ligar para o número antigo e falar diretamente com a pessoa ou tente falar com outros familiares e confirmar o “ocorrido” antes de fazer QUALQUER PAGAMENTO.
Antes de finalizar o “Pix”, verifique o nome e CPF do titular da chave utilizada, ou seja se não constar o nome da pessoa que realmente lhe pediu algo como benificiário, NÃO FINALIZE.
Portanto, não se trata de um golpe novo, só houve mudança na forma de “pagamento” facilitada pelas chaves “PIX”, portanto desconfie sempre e confirme suas comunicações via aplicativos de mensagens e até de ligações telefônicas (pois eles chegam a imitar a voz de familiares).
Desconfie também de ofertas via Instagram/Facebook e Whatsapp de produtos/serviços com valores muito baixos, com pagamentos via PIX ou até boletos, sempre confirmando se o nome da empresa ou prestador consta no “beneficiário” da transferência antes de finalizar qualquer pagamento.
Cai no golpe, o que faço?
Primeiramente faça um boletim de ocorrência (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br ou procure a delegacia mais próxima). Depois verifique no aplicativo do Banco usado a opção de informar FRAUDE (por lei os bancos são obrigados a fornecer essa opção e dar uma resposta em até 10 dias). Caso o banco entenda que houve fraude a transferência será cancelada e o dinheiro voltará para sua conta.
Guarde informações, incluindo “prints” das mensagens trocadas, do número da conta usada no Watsapp ou rede social para pedir a transferência e, principalmente, o nome e CPF do beneficiário da transferência (comprovante da transf. Pix que fez).
Caso a situação não seja resolvida pelo Banco ou pelas autoridades policiais, será necessário recorrer a um advogado para tentar outras medidas, que podem incluir ordens de fornecimento de dados e pedidos de indenizações.
Diego Peixoto – OAB/SP 229.425 – Especialista em Direito Eletrônico
(https://arrudapeixoto.com.br)
O post Como se prevenir do golpe do Pix? apareceu primeiro em Jornal de Itu.
Fonte
Publicado em May 23, 2022.
O post “Como se prevenir do golpe do Pix?” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu