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Como desenvolver a autoestima de seu filho

Você sabe o que significa a palavra autoestima? “Auto” significa “si mesmo” e “estima” significa “gostar”, “cuidar”. Portanto, autoestima significa, de maneira geral, gostar e cuidar de si mesmo. Um adulto com autoestima, portanto, significa alguém que se considera importante, que se valoriza e cuida de seu bem estar e de sua saúde física e mental. Nesse sentido, por mais que nós, humanos, sejamos seres sociais e as opiniões positivas das pessoas sobre nós deixem-nos felizes e satisfeitos, uma pessoa com autoestima não dependerá da aprovação do outro para ser feliz e realizada.

Mas, quando a autoestima começa a ser desenvolvida? Desde o momento em que a criança nasce! Isso significa que ela se desenvolve por meio dos relacionamentos da criança com pessoas significativas, como família, professores, amigos e, principalmente, por meio dos relacionamentos com seus pais ou quaisquer outras pessoas que, de alguma maneira, representam para ela estes papeis parentais.

Para que a autoestima comece a ser construída, a criança precisa sentir-se amada. Dessa maneira, não basta que ela seja amada, mas que sinta-se amada. Percebe a diferença? Não basta, portanto, você dizer que ama seu filho. Ele sente isso? Você consegue demonstrar e fazê-lo sentir isso?

Uma criança sente-se amada com carinho e atenção espontâneos, sem motivos! O único motivo, portanto, seria o simples fato de seu filho existir. Se você o elogia ou lhe dá atenção e carinho apenas quando ele faz algo que agrada você, possivelmente ele começará a acreditar que ele será bom e amado apenas quando agradar alguém – quando atingir as expectativas de alguém. Ele pode começar a acreditar que é amado apenas quando se comporta e faz o que os outros esperam e desejam que ele faça e não, simplesmente, por ser apenas e tão somente quem ele é.

Dito isso, você consegue fazer uma relação dessa criança com adultos que você conhece (ou com você mesmo), que buscam sempre agradar e atingir as expectativas dos outros, mesmo que isso signifique deixar-se em segundo plano? Ou aquele adulto que aceita um relacionamento amoroso infeliz por acreditar que ninguém mais poderá amá-lo? É óbvio que, em muitos momentos colocaremos o bem estar de outras pessoas que amamos em primeiro plano, como no caso de uma mãe que abdica de parte de seu autocuidado pelos filhos. Mas veja, estou falando aqui de alguém que nunca, ou quase nunca, coloca-se em primeiro plano.

A criança e o adolescente precisam sentir-se amados, mesmo quando se comportam mal e não agem como você gostaria. Quer um exemplo? Veja a diferença entre as duas falas a seguir:

1 – “Filho, eu não te amo você quando você age assim”.

2 – “Filho, eu amo muito você, mas essa sua atitude não foi legal porque prejudicou alguém. Estarei ao seu lado para ajudá-lo a consertar este erro”.

No primeiro exemplo, dizemos à criança que ela é amada apenas quando nos agrada. No segundo exemplo, dizemos que a criança errou e que precisa aprender com seus erros para ser uma pessoa melhor, porém continuará sendo amada, mesmo quando errar ou quando não se comportar de acordo com o que esperamos dela.

Crianças, adolescentes e, também, adultos sentem-se amados por meio de atitudes. Portanto, sente-se junto com seu filho para brincar, conversar ou saber como foi seu dia. Sente-se com ele para contar histórias, para assistir àquele filme que ele gosta, para desenhar com ele. Abrace-o, diga que o ama espontaneamente, sem motivos!

Uma criança que aprende que é amada pelo que é não dependerá, futuramente, da aprovação de outros para ser feliz. Ela acreditará que é digna de receber amor, independentemente de suas atitudes ou características. Porém, ela também saberá que não será amada por todos, mas isso não será determinante para sua felicidade. Gostando e cuidando de si mesma, ela será capaz de amar o outro e manter relacionamentos saudáveis, em todos os âmbitos de sua vida.  

Dinorá de Paiva Anastacio

Psicóloga da infância e adolescência

CRP: 06/88549

Instagram: @dinorapsicologa

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Publicado em June 13, 2023.
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