in

Como criar o hábito da leitura em 2026 e fazer dos livros parte da sua rotina

Ler é uma forma de desacelerar, aprofundar reflexões e reconectar-se consigo mesmo (Foto: Divulgação)

Ano novo costuma vir acompanhado de novas metas. E ler mais livros está entre as resoluções mais frequentes. Mas, na prática, esse desejo ainda esbarra em um cenário desafiador no Brasil.

De acordo com a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pela Câmara Brasileira do Livro, 53% dos brasileiros não leram nenhum livro nos 12 meses de 2024. O dado representa uma redução de aproximadamente 6,7 milhões de leitores em relação à edição anterior, de 2019.

A principal justificativa? A falta de tempo em uma rotina cada vez mais acelerada. Segundo levantamento do Instituto Locomotiva, 65% da população afirma não ter tempo livre durante a semana. Entre aqueles que têm algum momento de ócio, a maioria o dedica às redes sociais (79%), enquanto apenas 15% escolhem a leitura. 

Em meio ao consumo rápido de informações e estímulos digitais constantes, a leitura se consolida como um convite à pausa. Ler é uma forma de desacelerar, aprofundar reflexões e reconectar-se consigo mesmo. Além do ganho cultural, o hábito contribui para a memória, estimula funções cognitivas, amplia a criatividade e pode trazer benefícios importantes para a saúde mental.

Por isso, incentivar a leitura é fomentar um hábito cultural e promover qualidade de vida.

Como criar (ou retomar) o hábito de leitura em 2026

Se a sua meta é ler mais no próximo ano, algumas escolhas fazem toda a diferença:

  1. Comece pelos seus interesses
    Não existe leitura “certa” ou “errada”. Romances, suspenses, biografias, livros de negócios, desenvolvimento humano ou não ficção, o mais importante é escolher obras que conversem com seus gostos, sua trajetória e suas curiosidades.
  2. Encare a leitura como prazer, não obrigação
    Estabelecer metas irreais pode afastar o leitor. Em vez disso, reserve pequenos momentos do dia, alguns minutos já são suficientes para criar constância.
  3. Substitua o excesso de telas por páginas
    Trocar parte do tempo nas redes sociais por um bom livro pode ser um exercício transformador. A leitura oferece profundidade em contraste com o consumo acelerado de conteúdo digital.
  4. Descubra novos autores e temas
    Poucas sensações são tão prazerosas quanto descobrir livros que provocam reflexões, ampliam repertórios e despertam conversas relevantes sobre o mundo contemporâneo. 

Leitura que gera impacto

As dicas foram apresentadas pela Literare Books International, que aposta no livro como ferramenta de transformação — pessoal, profissional e também coletiva. O catálogo da editora reúne títulos conectados aos desafios do presente, com uma curadoria que prioriza temas atuais e autores que propõem reflexões e mudanças concretas.

Para quem quer fazer de 2026 um ano mais próximo da leitura, os novos lançamentos da Literare surgem como boas opções. As obras transitam entre conhecimento, desenvolvimento pessoal e crescimento profissional, dialogando com diferentes perfis de leitores.

Os lançamentos de 2026 já estão disponíveis no site da Literare Books. Entre eles, pode estar a próxima leitura capaz de marcar o início de um novo hábito.

O post Como criar o hábito da leitura em 2026 e fazer dos livros parte da sua rotina apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Águia é acionado após colisão de moto com carro na SP-75, em Salto

Parceria entre Prefeitura de Itu e Exército resulta em limpeza do Parque Taboão