in

CIS elabora Plano de Perdas

A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) dispensou a contratação de equipe externa que poderia representar um custo de até meio milhão de reais e, com a colaboração de diferentes setores técnicos, apresentou internamente na última quinta-feira (03) o escopo do primeiro Plano Diretor de Controle e Redução de Perdas de Água de Itu.

A proposta é de essencial importância para a obtenção da segurança hídrica do município, operação razoável do sistema, redução de desperdícios e elevação da qualidade dos serviços prestados à população. A iniciativa faz parte do programa de governo da atual gestão, e visto como prioridade para a Companhia.

Na atual fase, contribuições ao plano e a montagem de um Comitê de Trabalho serão realizadas entre os dias 08 e 11 de abril. Com a consolidação do documento final, a CIS encaminhará a proposta para análise da Câmara de Vereadores, que poderá converter a iniciativa em projeto de lei.

O Plano de Redução de Perdas estabelece o quadro atual, medidas viáveis e estratégias para atenuação em cenários futuros. Em agosto, cabe à Companhia apresentar ao Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA) os números consolidados referentes ao ano operacional de 2024.

Até o ano passado, não foram realizadas correções adicionais necessárias que elevaram inadequadamente o índice de perdas de água realmente apurado em Itu. Se até 2023 era informado que a cidade tinha perdas na casa de 56% de tudo que era tratado, a má gestão dos dados projetara, para 2024, perdas na casa dos 67%, o que é incompatível com a operação realizada pela CIS.

A atual direção da Companhia destaca a análise de 120 macromedidores já instalados na rede de distribuição que devem fornecer dados mais precisos sobre o real índice de Itu. “A partir de 2026, será possível disponibilizar os dados referentes a este ano de 2025 já com expectativa de redução de perdas. Mas em 2027, as ações adotadas a partir do Plano tem como meta a redução de até 25%, em relação ao índice atualmente registrado no SINISA”, explica o diretor-técnico, Maurício Camilo.

Medidas Adicionais

O Plano de Perdas de Água em Itu já apresenta algumas indicações necessárias para diminuir o índice atual, como a troca das antigas tubulações existentes na cidade, a substituição de velhos hidrômetros instalados em grande parte dos 60 mil pontos de consumo, além da contratação dos chamados times de “caça-vazamentos”.

Complementarmente às iniciativas descritas, a CIS também vem se reestruturando nas últimas semanas para diminuir outra grave situação vigente a partir do final da gestão de 2024: manutenção e reparo de danos na rede de água e esgoto.

Com a diminuição das equipes observada a partir do último trimestre do ano passado, centenas de vazamentos ainda aguardam por reparo em inúmeras localidades de Itu. Causando sérios transtornos à população. A Companhia, emergencialmente, vem buscando soluções para recompor as equipes de rua, ampliando o efetivo, maquinário e adotando um plano de trabalho que deverá reduzir ainda neste semestre o tempo de espera, o volume de ocorrências e todos os problemas causados por estes danos na rede local de distribuição.

O post CIS elabora Plano de Perdas apareceu primeiro em CIS.

Fonte

O post “CIS elabora Plano de Perdas” foi publicado em April 4, 2025 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte CIS

Sesi Itu promove evento para o Dia Mundial da Atividade Física

Vacinação contra gripe ocorre nos postos de saúde de Itu