Após alguns dias de relativa “tranquilidade” com relação ao rodízio de abastecimento de água, sem muitas ocorrências de reclamação de não cumprimento do mesmo (que funciona atualmente no sistema 24h/48h), os moradores de Itu voltaram a relatar falhas.
Nesta semana, a redação do JP recebeu mensagens de leitores dos bairros Potiguara e Jardim Eridano, que relataram estar dias sem água nas torneiras. “Não recebemos água no bairro desde o dia 15/09. A CIS, ao ser questionada em qualquer dia, sempre responde de forma padrão que o caminhão-pipa passará naquele dia, porém, neste período, vieram apenas 2 caminhões e abasteceram apenas 2 ruas do bairro, deixando todos os outros moradores sem água nenhuma”, relatou um leitor do Eridano.
Ainda segundo ele, os moradores não têm mais a quem recorrer. “Óbvio que entendemos a necessidade de rodízio, mas esse abandono durante dias é desumano. Pedimos apenas que a CIS cumpra sua parte, fornecendo água nos dias acordados, ou seja, nada além de nosso direito”, cobra o morador, que pediu para não ser identificado.
A reportagem do JP procurou a CIS – Companhia Ituana de Saneamento, que informou que o clima instável influenciou no funcionamento rodízio desta semana. Segundo a autarquia, o aumento repentino das temperaturas provocou incremento acima da média do consumo de água. “Com isso, novos ajustes foram necessários para manter o abastecimento da população”, diz a CIS.
“Cientes das dificuldades em alguns imóveis localizados nas ‘pontas de rede’, intensificamos o trabalho com caminhões pipa para deixar o abastecimento em dia, conforme cronograma. Os motoristas são orientados a abastecer todos os moradores da rua da qual está o veículo, mesmo que faça mais viagens”, prossegue a autarquia.
A CIS também informou à reportagem que, neste momento, não são necessárias alterações do sistema de rodízio. “Reforçamos o pedido de consumo consciente da população e também o não uso de bombas ligadas na rede de distribuição. O equipamento prejudica a pressurização da rede e compromete o abastecimento de vizinhos. Multas serão aplicadas para estes casos”, finaliza.
O post CIS aponta que clima influenciou no funcionamento do rodízio apareceu primeiro em .