
Train Dreams, Drama, 2025 | Direção: Clint Bentley | Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 1h42 | Disponível na Netflix
NOTA: ✪✪✪✪
Há filmes que não prometem nada, mas tocam fundo no nosso âmago – seja de forma contundente, seja pela sutileza. “Sonhos de Trem”, do diretor Clint Bentley, aposta na segunda abordagem. Baseado em um conto de Denis Johnson, o longa-metragem conta a história de um homem comum. E, a partir dessa trajetória aparentemente simples, somos levados a compreender melhor a dor e a beleza de estar vivo.
Joel Edgerton interpreta Robert Grainier, um lenhador que trabalha nas obras de expansão ferroviária nos EUA no início do século XX. Órfão, ele vaga pelas florestas imponentes do Noroeste do Pacífico até encontrar um sentido para a vida: sua esposa, Gladys (Felicity Jones), e sua pequena filha. No entanto, devido ao caráter itinerante do trabalho, passa longos períodos longe das duas – seu maior fardo e também sua maior tristeza.
Com uma carga emocional intensa, Edgerton expressa no olhar as marcas do tempo e as transformações de seu personagem, à medida que o século avança e suas mudanças se tornam cada vez mais evidentes. Quando uma tragédia devastadora recai sobre sua família, Grainier precisa reencontrar seu lugar no mundo, tornando a narrativa ainda mais profunda e comovente.
Não bastasse a força da história, “Sonhos de Trem” também se destaca pelas atuações. Edgerton, já mencionado, cativa do início ao fim. Felicity Jones e Kerry Condon – esta com menos tempo de tela – também entregam performances consistentes, mas é a participação especial de William H. Macy (“Fargo”) que rouba a cena. Que ator.
E é impossível falar de “Sonhos de Trem” sem destacar o primoroso trabalho do brasileiro Adolpho Veloso. Forte concorrente aos principais prêmios da temporada, inclusive o Oscar, o diretor de fotografia explora a luz natural das locações para criar composições belíssimas, que impactam visualmente e acrescentam profundidade à narrativa.
Além de abordar temas difíceis como tristeza, luto e o impacto das transformações sociais em nossas vidas, o filme também abre espaço para uma mensagem ambiental relevante, ao lembrar que os recursos naturais são finitos. Drama de altíssima qualidade, com atuações marcantes e apuro técnico, “Sonhos de Trem” é um dos filmes recentes indispensáveis e merece toda a atenção do público.
O post Cinerama | Sonhos de Trem: história impactante, fotografia espetacular apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.