
A Companhia Estrela do Oriente realiza neste sábado (17), a partir das 11h30, a tradicional chegada da bandeira da Folia de Reis. O evento tem início na sede do Projeto Girassol, percorrerá algumas ruas do bairro Vila da Paz e é aberto a toda a população, contando com a participação especial do grupo de Samba de Bumbo de Itu.
A Folia de Reis é uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular brasileira, de origem cristã, que celebra a visita dos Três Reis Magos – Gaspar, Melchior e Baltasar – ao Menino Jesus. A tradição é realizada, geralmente, entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, data conhecida como Dia de Reis, marcando o encerramento do ciclo natalino.
Durante o período festivo, grupos conhecidos como companhias ou ternos percorrem casas, sítios e bairros, levando cânticos religiosos, orações e mensagens de fé. Um dos principais símbolos da celebração é a bandeira, conduzida pelos foliões como representação da proteção espiritual e da devoção dos participantes.
A musicalidade é um elemento central da Folia de Reis. Os cortejos contam com instrumentos tradicionais, como viola, sanfona, pandeiro e caixa, que acompanham as cantorias e ajudam a criar o clima de celebração. Em muitas regiões, a manifestação também inclui personagens simbólicos, como os palhaços, que representam os soldados do rei Herodes e têm a função de animar o grupo, proteger o cortejo e interagir com a comunidade.
A Associação de Folia de Reis Estrela do Oriente é presidida por Maria Lúcia Alves dos Santos Amaral. O Projeto Girassol, que desenvolve projeto social na região do Pirapitingui, fica localizado na Rua Três, 78, Vila da Paz.
O post Chegada da bandeira da Folia de Reis acontece neste sábado em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.