in

Ceunsp: 67 anos de tradição, inovação e compromisso com a educação no interior

Em 2001, foi inaugurado o novo campus Salto, instalado nas dependências revitalizadas da antiga fábrica têxtil Brasital

O Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), referência em educação no interior paulista, celebra 67 anos de história com importantes marcos de crescimento e reconhecimento acadêmico. Avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC), o Ceunsp foi considerado o melhor centro universitário da região (Itu, Salto, Sorocaba, Campinas e Jundiaí), ampliando continuamente sua atuação por meio de projetos que fortalecem seu compromisso com a formação de excelência.

A instituição oferece ensino superior e conta com mais de 100 laboratórios, estúdios, agências e escritórios-modelo. Além disso, seu corpo docente é composto majoritariamente por mestres e doutores, reforçando a qualidade acadêmica dos cursos ofertados. A estrutura robusta e o uso de plataformas de ensino de ponta são diferenciais que tornam o Ceunsp uma das instituições mais completas e reconhecidas do País.

Entre os investimentos recentes, destacam-se o novo Complexo Odontológico em Itu e a ampliação do Complexo Veterinário em Salto, que oferecem estrutura de ponta tanto para os alunos quanto para o atendimento à comunidade. Esses e tantos outros corroboram com o compromisso da Instituição firmado desde o seu início: uma educação significativa, transformadora, de qualidade e excelência.

História do Ceunsp

A história do Ceunsp começou em 1958, quando Itu recebeu sua primeira faculdade: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio. O prédio foi projetado e construído por Walter Toscano, jovem arquiteto ituano recém-formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), marcando o início da presença do ensino superior na região.

Em 1971, a instituição passou a se chamar Sociedade de Educação Nossa Senhora do Patrocínio, após ser adquirida pelo professor Rubens Anganuzzi. Esse novo momento impulsionou o crescimento e a diversificação dos cursos, fortalecendo o papel da instituição no desenvolvimento educacional e social de Itu e região.

O processo de expansão continuou ao longo das décadas seguintes. Em 1988, o Ceunsp instalou em Salto seu primeiro campus fora de Itu: a Faculdade Cidade de Salto, localizada na antiga Vinícola Milioni, em um prédio histórico totalmente restaurado. Já em 2001, foi inaugurado o novo campus Salto, instalado nas dependências revitalizadas da antiga fábrica têxtil Brasital, sendo um dos maiores investimentos privados em educação já realizados na região.

Última década

Em 2016, a instituição passou a integrar a Cruzeiro do Sul Educacional – um dos maiores grupos educacionais privados brasileiros. A partir dessa incorporação, o Ceunsp intensificou sua modernização e passou a adotar metodologias educacionais inovadoras, além de reforçar sua presença no ensino superior com cursos de grande destaque no mercado, como Gastronomia, Direito, Enfermagem, Medicina Veterinária, Odontologia, entre outros.

Em 2017, o curso de Medicina Veterinária ganhou um novo complexo de laboratórios. Em 2018, o espaço foi ampliado com consultórios e áreas para triagem de animais de pequeno, médio e grande porte. Também naquele ano, em comemoração aos 60 anos da instituição, os prédios históricos do campus de Salto passaram por obras de revitalização.

Em 2021, ao completar duas décadas de presença em Salto, o Ceunsp recebeu o reconhecimento do Ministério da Educação como o melhor Centro Universitário da região, que inclui municípios como Sorocaba, Campinas e Jundiaí. Em 2024, o Ceunsp inaugurou o curso de Medicina, atendendo a uma antiga demanda da região. O curso oferece laboratórios de última geração, metodologias ativas de ensino e parcerias com instituições de saúde locais.

O reitor do Ceunsp, Prof. Dr. Marcel Fernando Cardozo, afirma que o curso foi um marco para a instituição e toda a região, sendo autorizado com a nota máxima. “Desde seu início, temos obtido resultados muito positivos, tanto em relação à qualidade acadêmica quanto ao engajamento dos estudantes e docentes”, declara o reitor, que segue avaliando o cenário e as necessidades para uma possível ampliação de vagas.

Futuro

O reitor celebra as quase sete décadas da instituição. “O Ceunsp em seus 67 anos de história desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento educacional e social de toda a região, atuando na formação de profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento, que contribuíram diretamente para o crescimento das cidades de Itu, Salto e de toda a região”, afirma.

Hoje, o Ceunsp oferece mais de 40 opções de cursos presenciais, além de uma gama de cursos online através da Cruzeiro do Sul Educacional. Atualmente, o Ceunsp desenvolve projetos nas áreas da saúde, educação, cultura e assistência à população através de projetos com órgãos públicos. “Nossos alunos têm a oportunidade de aplicar, na prática, seus conhecimentos por meio de atividades de estágio, atendimento à comunidade e também em programas de extensão universitária”, afirma o reitor, que afirma que o Ceunsp está aberto a novas parcerias.

Sobre os projetos futuros, o reitor diz que eles caminham para contribuir na transformação da vida dos alunos e desenvolvimento da região, com fortalecimento da pesquisa, inovação acadêmica e maior integração com a comunidade. “Buscamos continuamente investir em iniciativas que preparem nossos estudantes para os desafios futuros, reforçando o papel do Ceunsp como agente de mudança social e referência educacional para Itu, Salto e todo o interior paulista.”

O post Ceunsp: 67 anos de tradição, inovação e compromisso com a educação no interior apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Assatemec abre inscrições para cursos gratuitos de música no 2º semestre de 2025