Na última quarta-feira (13), o prefeito eleito de Itu, Herculano Passos (Republicanos), realizou uma reunião empresarial de apresentação do projeto do Centro de Oncologia Amaral Carvalho. O evento aconteceu no auditório do Sincomércio e reuniu empresários, vereadores eleitos e reeleitos, imprensa, futuros secretários municipais e a vice-prefeita eleita, Juliana Passos (Republicanos).
A reunião teve como foco apresentar aos empresários ituanos a possibilidade de contribuir com o Hospital Amaral Carvalho, referência no tratamento contra o câncer em todo o Brasil, através da destinação de imposto de renda de empresas com lucro real. A destinação do imposto de renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais, em que você ou sua empresa pode destinar parte do seu imposto.
Régio Machado Bertoldo, diretor de relações institucionais do Amaral Carvalho, apresentou números do hospital, que na última década atendeu cerca de 160 pacientes de Itu por ano. Essas pessoas vão até Jaú (SP), onde fica o hospital, para receber o tratamento oncológico necessário. Também apresentou a forma que os interessados podem contribuir com a instituição, que é filantrópica, e em seguida apresentou o projeto para um Centro de Oncologia em Itu.
Antes, o prefeito eleito explicou como as tratativas tiveram início. Herculano disse que mantém boa relação com a direção do Amaral Carvalho desde quando foi deputado federal, já que destinou emendas parlamentares para o hospital. O ex-parlamentar também foi coordenador da Bancada Paulista no Congresso Nacional, destinando grandes emendas para a área da saúde.
“Eu tenho um carinho muito especial pelo Amaral Carvalho e a gente sempre esteve atendendo as necessidades do hospital através das emendas de bancada e eu encaminhava emendas individuais minhas”, afirmou o prefeito eleito, convidando os empresários de Itu para ajudarem com a destinação do imposto de renda.
Herculano também falou que a vinda do Amaral Carvalho é um compromisso que assumiu antes mesmo da campanha e que sairá bem antes do esperado. “Quando eu boto uma coisa na cabeça, eu faço”, afirmou o prefeito eleito.
Projeto em Itu
Herculano e Régio explicaram que a primeira etapa será a formação e ativação do Conselho Municipal do Idoso em Itu. Através do Fundo Municipal do Idoso, serão recebidos os valores destinados pelo imposto de renda das empresas tributadas em lucro real. Em seguida, parte desses valores serão destinados ao Amaral Carvalho, após aprovação na Câmara de Vereadores, para que o mesmo invista no Centro de Oncologia. Uma parte dos valores (20%) fica para a Prefeitura investir em outras ações voltadas ao idoso.
O projeto inicial era construir um hospital na cidade. Um terreno ao lado do Hospital da Unimed Salto/Itu chegou a ser vistoriado e um projeto arquitetônico foi protocolado na Prefeitura, porém uma nova saída foi encontrada: alocar o Centro de Oncologia em um prédio já existente.
“Conversando com o Régio, eu falei: ‘por que a gente não tenta um prédio existente?’. Porque a gente encurta caminho e não demora três, quatro anos”, disse Herculano. E o prédio escolhido foi o que hoje abriga o AEM (Ambulatório de Especialidades Médicas), no Parque Industrial, e que antes chegou a funcionar um PAM (Pronto Atendimento Municipal).
A proposta é a seguinte: o AEM será transferido para as instalações do atual Hospital Municipal “Dr. Emilio Chierighini”, com as cirurgias hoje realizadas no local passando a acontecer no Hospital da Santa Casa de Misericórdia. Com o prédio do AEM desocupado, o Centro de Oncologia passa a funcionar lá. E a meta é que já no 2º trimestre de 2025 ele comece a operar.
Durante seu discurso, Herculano disse que a saúde em Itu está “uma vergonha” e que tem gente morrendo por “irresponsabilidade desse governo”. Disse também que vai trazer uma instituição “séria” para comandar a Santa Casa, que voltará a realizar o mesmo número de cirurgias de sua época como prefeito: 600 procedimentos por mês.
Fases
A primeira fase consiste na abertura de um centro de diagnóstico, prevenção e quimioterapia, com ambulatórios quimioterápicos, consultórios, serviço social e pronto atendimento, entre outros serviços. O custo aproximado será de R$ 16,5 milhões. Já a segunda fase, com previsão para ficar pronta em 2027, consiste em uma unidade de radioterapia e pequenas cirurgias, com custo de R$ 50 milhões. O prédio deverá ser construído em um terreno atrás do AEM.
Os valores deverão ser custeados através de emendas parlamentares que o prefeito eleito foi pleitear em Brasília (DF) nesta semana, além do imposto de renda destinado por grandes empresas da cidade. “Esse projeto é ganha-ganha-ganha. Porque tem coisas que a gente faz que um tem que ganhar e outro tem que perder um pouco. Aqui ninguém perde”, afirmou.
Ao fim da explanação, o mastologista Dr. Marcio Leonardi questionou sobre a possibilidade da integração já em um primeiro momento da quimioterapia com as cirurgias, informando que a Santa Casa já realizou procedimentos cirúrgicos oncológicos em um passado recente. Os técnicos do Amaral Carvalho e o prefeito eleito não descartaram a possibilidade disso ocorrer, mas afirmaram que a ideia é começar com a parte mais rápida e que teria impacto imediato.
‘Encontro importante’
Ao JP, o prefeito eleito Herculano Passos descreveu o encontro como importante. “Esse é um projeto que todo mundo ganha, porque nós vamos trazer um hospital que vai atender as pessoas e que vai salvar vidas. Eu sou apaixonado por esse projeto, porque desde que era deputado eu sempre ajudei esse hospital”, declarou.
Herculano aproveitou para dizer que a atual gestão “prejudicou a saúde do município” ao fazer a intervenção na Santa Casa. “Nesses últimos dias, acabou com a saúde fazendo barbaridades, cancelando cirurgias, exames e consultas, mandando profissionais embora, cortando medicamentos. Ou seja, horrível o que está fazendo”, disse o prefeito eleito, que entrou no Ministério Público, que instaurou uma “notícia de fato” para apurar possíveis irregularidades nas ações e serviços de saúde da cidade de Itu.
O post Centro de Oncologia Amaral Carvalho deve começar a operar no 2º trimestre de 2025 apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.