Entre os dias 16 e 18 de julho, a cidade de Itu será palco de uma série de eventos em homenagem ao centenário de falecimento da Venerável Maria Teodora Voiron, fundadora das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil e referência de vida religiosa e dedicação ao próximo. A programação é promovida pela Congregação das Irmãs de São José, com apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Maria Teodora Voiron, religiosa francesa que viveu 66 anos em Itu, é reconhecida por seu pioneirismo na educação feminina em São Paulo e pelo incansável trabalho em obras sociais. Foi responsável pela criação de colégios, orfanatos, casas de saúde para idosos e hospitais em diversas cidades do estado. Sua trajetória de fé e serviço lhe rendeu fama de santidade ainda em vida, e, desde 1942, tramita na Igreja Católica um processo de canonização. Em 1989, foi declarada Venerável pelo Dicastério da Causa dos Santos.
A programação tem início na quarta-feira (16), com uma vigília de orações das 19h30 às 20h30, em preparação à data principal. Já na quinta-feira (17), a agenda se inicia às 7h com uma missa em ação de graças e, às 9h30, uma caminhada com saída da Praça Regente Feijó até a Igreja do Patrocínio, relembrando a missão das Irmãs de São José em Itu. Às 10h20 – horário exato da morte de Madre Teodora – será celebrada uma missa em memória de sua vida e da chegada das 120 primeiras irmãs francesas à cidade. A programação religiosa será encerrada com uma missa solene às 16h, presidida pelo Bispo Emérito Dom Vicente Costa.
Durante todo o dia, visitantes, romeiros e devotos poderão visitar o Memorial da Venerável Maria Teodora Voiron e demais espaços históricos ligados à sua trajetória. Também será distribuída uma edição especial do jornal “A Federação” e do necrológio da religiosa, publicado há 100 anos e agora traduzido para os fiéis de hoje.
Fechando a programação, na sexta-feira (18), às 19h30, será lançado oficialmente, no auditório da Prefeitura de Itu, o Guia do Turismo Católico, uma iniciativa da Secretaria de Turismo que apresenta os principais roteiros e patrimônios religiosos da cidade. Na ocasião, também será exibido um documentário inédito sobre a vida e missão da Venerável Madre Teodora.
Com direção de Felipe Cavalheiro, roteiro de Sandro de Abreu, produção executiva da Cavalheiro Produções e consultoria litúrgica de Frei Alonso Gustavo, o filme “Madre Maria Teodora Voiron – Uma História de Fé”, com 30 minutos de duração, percorre a trajetória da jovem camponesa francesa que, aos 24 anos, chegou a Itu em 1859 e ali construções um legado que ressoa até hoje. Filmado integralmente na cidade, o documentário transforma locais como a Igreja do Patrocínio e o próprio colégio fundado por Madre Teodora em verdadeiros personagens vivos da narrativa.
Ao longo de 2024, outras ações foram promovidas para divulgar sua história, incluindo a publicação do livro “Na trilha da Venerável Maria Teodora Voiron”, lives temáticas mensais e encontros de oração realizados em todo dia 17. Informações atualizadas sobre a programação e a história da religiosa podem ser acessadas no site www.madreteodoravoiron.com.br e nas redes sociais @veneravelmariateodora.
O post Centenário de falecimento da Venerável Madre Maria Teodora é celebrado em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.