A pandemia fez a Justiça Eleitoral cancelar uma das principais novidades nas eleições brasileiras, a biometria. O cadastro seguia a todo vapor em 2020 e valeria obrigatoriamente para a disputa municipal. Com o surgimento do Covid, o cadastramento foi suspenso como mais uma medida de prevenção. Em Itu (SP), segundo o TSE, dos 122.423 eleitores aptos a votar, 25,3% fizeram o cadastro biométrico no Cartório Eleitoral.
A obrigatoriedade biométrica para votar foi suspensa em 2020, continuará neste ano e não tem previsão para a implantação completa.
Continuam valendo as outras formas de identificação. Uma resolução do TSE (923.669) lista os documentos aceitos antes do eleitor ir às urnas: carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.
Fake News
Surgiu nas últimas semanas nas redes sociais uma corrente que dizia que quem não tivesse feito o cadastramento, não poderia votar neste ano. A mentira continuava afirmando que isso era uma estratégia política para beneficiar alguns candidatos. O TSE se manifestou nesta semana sobre mais um boato mentiroso envolvendo as eleições. O texto afirma que quem não tiver feito a biometria não poderá votar nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (se houver segundo turno).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também esclarece que nenhuma eleitora ou eleitor que não realizou o cadastramento será proibido de votar. A ausência da biometria não impede, por si só, o exercício do voto. A mensagem não é verdadeira. Desde 2020, o cadastro biométrico está suspenso em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio da Covid-19, uma vez que a coleta das digitais só pode ser feita presencialmente.
foto: divulgação
O post Biometria não será obrigatória para votar nas eleições 2022 apareceu primeiro em Jornal de Itu.
Fonte
Publicado em January 25, 2022.
O post “Biometria não será obrigatória para votar nas eleições 2022” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu