in

Biometria não será obrigatória para votar nas eleições 2022

A pandemia fez a Justiça Eleitoral cancelar uma das principais novidades nas eleições brasileiras, a biometria. O cadastro seguia a todo vapor em 2020 e valeria obrigatoriamente para a disputa municipal. Com o surgimento do Covid, o cadastramento foi suspenso como mais uma medida de prevenção. Em Itu (SP), segundo o TSE, dos 122.423 eleitores aptos a votar, 25,3% fizeram o cadastro biométrico no Cartório Eleitoral.

A obrigatoriedade biométrica para votar foi suspensa em 2020, continuará neste ano e não tem previsão para a implantação completa.

Continuam valendo as outras formas de identificação. Uma resolução do TSE (923.669) lista os documentos aceitos antes do eleitor ir às urnas: carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.

Fake News

Surgiu nas últimas semanas nas redes sociais uma corrente que dizia que quem não tivesse feito o cadastramento, não poderia votar neste ano. A mentira continuava afirmando que isso era uma estratégia política para beneficiar alguns candidatos. O TSE se manifestou nesta semana sobre mais um boato mentiroso envolvendo as eleições. O texto afirma que quem não tiver feito a biometria não poderá votar nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (se houver segundo turno).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também esclarece que nenhuma eleitora ou eleitor que não realizou o cadastramento será proibido de votar. A ausência da biometria não impede, por si só, o exercício do voto. A mensagem não é verdadeira. Desde 2020, o cadastro biométrico está suspenso em todo o Brasil como forma de prevenção ao contágio da Covid-19, uma vez que a coleta das digitais só pode ser feita presencialmente.

foto: divulgação

O post Biometria não será obrigatória para votar nas eleições 2022 apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Fonte

Publicado em January 25, 2022.
O post “Biometria não será obrigatória para votar nas eleições 2022” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu

um trampolim de desafios

OAB Itu cria Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente