in

“Beethoven Imortal” reúne Orquestras e Coros da ACAFI

Concerto terá a participação da Orquestra Guarany (Foto: Lilian Larangeira/Divulgação)

Em celebração ao encerramento do trimestre pedagógico, onde a obra do compositor e pianista alemão foi tema, Beethoven Imortal é tema do próximo concerto promovido pela Associação Camerata Filarmônica  (Acafi), que acontece no próximo dia 20 de setembro, a partir das 20 horas, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei).

Com participação da Orquestra Guarany e Orquestra Guarany Infanto-juvenil e do Coro Cantares Infantil, Juvenil e Adulto, a apresentação terá regência dos maestros Alexande Cruz e Natália Larangeira, também diretora artística da Acafi. Destaque ainda para a participação da solista Joana Gorenstein, um dos grandes nomes da flauta na atualidade, no Brasil e no mundo, e do cantor Maurício Valer. A entrada é franca e a reserva de ingressos acontece pelo Sympla (confira link abaixo).

Beethoven Imortal vai reunir vários grupos de referência da Acafi. A abertura será da Orquestra Guarany Infanto-Juvenil, criada no início deste ano com os alunos do projeto, que estarão junto com o Coro Infantil e Juvenil, com regência de Bruno Costa e Mariana Trento”, destaca Natália.

“Neste momento, serão apresentadas obras de dois compositores anônimos, um trecho de Trenzinho do Caipira de Heitor Villa-Lobos e fazendo a ponte com Beethoven, o Samba do Alemão, de Tim Rescala, que traz alguns elementos do compositor e foi usado como tema para nossas aulas, para que as crianças pudessem se envolver com a obra do autor. A regência será do maestro Alexandre Cruz”, completa.

Zarzuela

“Na sequência, teremos a Orquestra Guarany juntamente com o Coro Cantares Adulto para a segunda parte do concerto, com uma obra da compositora Cécile Chaminade, o Concertino para Flauta Op. 107, quando teremos Joana Gorenstein como solista, um dos grandes nomes da flauta no Brasil e no mundo”, revela a maestra e diretora artística.

“Depois teremos Sinfonia nº 5 Op. 67, de Beethoven, que pela primeira vez será executada na cidade por uma orquestra comunitária”, conta Natália. “Embora conte com alguns profissionais, a Guarany não é uma orquestra profissional e esta será sua primeira grande sinfonia, em um momento muito especial”.

A apresentação termina com o Prelúdio e Coro de Románticos do Ato III da zarzuela Doña Francisquita, do compositor espanhol Amadeo Vives. “A zarzuela lembra muito uma ópera, mas é um gênero lírico espanhol que combina música, canto, diálogos falados e elementos teatrais, aproximando-se da opereta”, conta a maestra.

“A obra conta detalhes de um triângulo amoroso onde tudo acaba bem e contaremos com a participação do cantor Maurício Valer, que fará um destes papéis e cantará com o coral”, revela. “O concerto terá um repertório bastante diversificado e homenageia Beethoven, tema do nosso trimestre pedagógico”.

Convidados

Joana Gorenstein, natural de São Paulo, formou-se em flauta transversal pela Universidade Estadual de Campinas. Posteriormente, concluiu o mestrado em performance na Musikhochschule Münster, na Alemanha, e obteve, na Itália, o diploma de especialização em flauta transversal com distinção.

Dedicada à música de câmara, fundou, em 2020, o Brazilian Winds Ensemble e o Rhein-Trio, grupos contemplados em 2022 com o financiamento da instituição alemã Neustart Kultur para a realização de turnês e gravações na Alemanha.

Reside atualmente no Brasil, onde é professora de flauta transversal na Escola de Música do Estado de São Paulo ‘Tom Jobim’ desde 2024 e mantém intensa atividade artística, atuando como camerista e flautista convidada em diversas orquestras brasileiras.

Maurício Feroldi Valer é bacharel em piano erudito pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, e vencedor em diversos concursos de piano nacionais e internacionais. Atuou como pianista colaborador com conceituados grupos da região, entre eles Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Americana, Ribeirão Preto, Coral Collegium Vocale Campinas e Coral Meninos Cantores de Campinas.

Atualmente, como cantor e ensaiador, integra o naipe de tenores do Coro Contemporâneo de Campinas, através do qual foi selecionado este ano a participar do Rencontres Chorales Internationales de Seine-Saint-Denis em Paris, na França, após convite da Université Paris 8.

REPERTÓRIO:

Anônimo – Greensleaves (arranjo de Alexandre Cruz)
Anônimo – French Folk Song (arranjo de Sabrina Passarelli)
Tim Rescala – Samba do Alemão (arranjo de Alexandre Cruz)
H. Villa-Lobos – Bachiana n. 2, IV. Tocata ‘Trenzinho do Caipira’ (arranjo de Guilherme K. Takahashi)

Cécile Chaminade – Concertino para Flauta op. 107 (Solista: Joana Gorenstein)

Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 5 op. 67
Amadeo Vives – Prelúdio e Coro de Románticos do Ato III da zarzuela ‘Doña Francisquita’

Beethoven Imortal
Com: Orquestra Guarany e Orquestra Guarany Infanto-juvenilCoro Cantares Infantil, Juvenil e Adulto
Regência: MaestrosNatália Larangeira e Alexandre Cruz
Bruno Costa e Mariana Trento (coral)
Data: 20 de setembro
Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo (CIAEI)
Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP)
Ingressos: www.sympla.com.br/evento/beethoven-imortal-orquestra-guarany-acafi/3096183
Informações: (19) 98303-7213 (WhatsApp)
Site: www.cameratafilarmonica.org
Instagram: @camerataacafi

O post “Beethoven Imortal” reúne Orquestras e Coros da ACAFI apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Sorocaba recebe espetáculo “Branca de Neve e os Sete Anões”

Unimed Salto/Itu inaugura clínica especializada para crianças com TEA