in

Ativista de Salto se acorrenta no STJ contra Rol Taxativo da ANS

Julgamento pode retirar cobertura do plano de saúde a procedimentos fora da lista, não dando margem a processos judiciais.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) iria julgar nesta quarta-feira, às 13h, dois recursos para definir se a lista da ANS é exemplificativa ou taxativa, ou seja, se as operadoras devem ou não cobrir o que está no rol de procedimentos estabelecidos pela agência.

Como mãe de um filho com Atrofia Muscular Espinhal (AME) e ativista pela saúde, Graziela Costa esteve em Brasília fazendo parte do movimento em favor do rol exemplificativo. Graziela é advogada em Salto.

Este era um dos julgamentos mais importantes para usuários de convênios no Brasil e impacta diretamente famílias com crianças portadoras de doenças raras. “Meu filho e outras tantas crianças podem ficar sem cobertura do plano de saúde. As pessoas não teriam a opção de judicializar pelo entendimento de que o que está fora do rol da ANS não é obrigação do plano de saúde. Estamos falando de vidas que ficarão reféns de tratamentos ou exames que não são atualizados no rol com a frequência necessária, são mais baratos e muitas vezes não são os mais efetivos”, ressalta.

Mães acorrentadas

“Rol taxativo mata. Rol taxativo mata!”. Esta frase marcou a manhã em frente ao ao prédio do STJ. Graziela Costa se acorrentou com outras mães mostrando posicionamento contra o rol taxativo.

Esta não é só uma questão de mães atípicas e sim em prol de todas as pessoas com câncer que precisam de imunoterapia, pessoas com epilepsia que fazem uso de canabidiol, entre tantos outros casos.

Entenda o caso

A Unimed Campinas recorre de uma decisão da 3ª Turma do STJ que a obrigou a custear tratamento fora do rol da ANS, por se tratar de lista com caráter exemplificativo.

Para se ter uma ideia, o rol exemplificativo é aquele cuja lista não precisa ser obrigatoriamente seguida podendo haver a cobertura do plano para outros procedimentos por meio de processo judicial, por exemplo. Já no rol taxativo a lista deve ser seguida, sem exceções.

O julgamento do STF acabou sendo suspenso. “Precisamos lutar para garantir o tratamento eficaz a nossas crianças, indicado pelos profissionais. Vamos lutar pelo direito à vida”, finaliza Graziela.

O post Ativista de Salto se acorrenta no STJ contra Rol Taxativo da ANS apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Fonte

Publicado em February 23, 2022.
O post “Ativista de Salto se acorrenta no STJ contra Rol Taxativo da ANS” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu

Sindicato Rural de Itu apresenta Programa de Turismo

Vereadores aprovam repasses às entidades