Há mais de 10 anos na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Itu (SP), uma tradição se formou no entorno da árvore de Natal, mas não é qualquer árvore, é uma árvore com saquinhos de água benta. “A inspiração é o Salmo 1”, diz Frei Rothmans ao Jornal de Itu. A celebração onde as águas serão abençoadas acontece nesta sexta-feira, dia 24, às 19h30. Após a missa, cerca de 1,5 mil saquinhos serão distribuídos para que as pessoas levem para suas casas e abençoem os seus lares, seus familiares na Noite de Natal.

“A água viva, para nós, simboliza o que o salmista fala sobre as pessoas que faz memória aos ensinamentos de Deus. Essas pessoas serão como árvores plantadas junto ao ribeiro de águas. Jesus também disse para a mulher Samaritana que se ela soubesse quem daria a ela a água viva, de dentro dela fluiriam rios”, diz. “O fiel, ao celebrar o Natal, faz memória a um dia que Deus se encarnou, que Deus nasceu de uma mulher, Maria, a escolhida. Ao tomarmos esse saquinho de água benta queremos evocar o novo nascimento por meio de Jesus Cristo, que é o batismo, a vida nova.”
Frei Rothmans ainda convida os fieis para a celebração simbólica. “Ao contemplarmos essa árvore, não queremos bolinha, pisca pisca, pensamos em colocar água, essa água que aqui na cidade de Itu está tão difícil, mas que é esperança, é vida para nós.”
fotos: Comunidade Nossa Senhora do Carmo
O post Árvore de Natal de Água Benta simboliza a vida na Comunidade do Carmo, em Itu apareceu primeiro em Jornal de Itu.