in

Apresentador Silvio Santos morre aos 93 anos

Senor Abravanel, o Silvio Santos, foi um dos maiores fenômenos da comunicação brasileira e mundial (Divulgação)

Faleceu na manhã deste sábado (17) o animador, apresentador e empresário Silvio Santos, aos 93 anos. Senor Abravanel, seu nome de batismo, estava internado no Hospital Albert Einstein, desde o dia primeiro de agosto.

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos, no dia de hoje, 17 de agosto de 2024, às 4h50, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)”, afirma a nota do Hospital Albert Einstein.

Silvio Santos nascido no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, foi camelô e desde muito cedo trabalhou para ajudar no sustento da família. Com seu modo comunicativo e com uma simpatia peculiar, Silvio Santos começou na comunicação pela Rádio Nacional do Rio e depois São Paulo, entrando logo na televisão, onde estreou em 1963.

Passou pela TV Paulista (hoje Globo), Tupi e Record até realizar o grande sonho de sua vida, que foi ter o próprio canal de televisão, a TVS, que depois evoluiu para o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão.

Possivelmente uma das raríssimas investidas em que Silvio Santos não logrou sucesso foi na carreira política. Chegou a tentar a eleição a presidente da República, mas a candidatura foi impugnada.

Fazendo tudo na vida com amor e uma disposição acima de qualquer normalidade, Silvio Santos criou o Baú da Felicidade, dando início a outras empresas de sucesso.

O Programa Silvio Santos foi um dos mais longevos da televisão Paulista, com quadros que marcaram época como Cidade Contra Cidade, Boa Noite Cinderela, Show de Calouros e uma infinidade de outros quadros.

Sem alarde, ajudou muitos amigos artistas, que não cabe aqui nominar, pois ele mesmo, discreto, jamais divulgou. Sílvio Santos foi sem dúvidas, o maior nome da comunicação brasileira, um verdadeiro fenômeno e deixa um legado eterno.

Silvio deixa viúva Iris Abravanel com quem era casado desde 1978 e já era viúvo de Cidinha, que havia morrido em 1977. Deixa as filhas Cintia, Silvia, Daniela Patrícia, Rebeca e Renata.

Repercussão

A morte de Silvio Santos teve muita repercussão na sociedade brasileira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nota:

Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país. Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede de TV e empresas dos mais diversos setores: financeiro, industrial e de comércio. Mas será sempre lembrado como Silvio Santos, o rosto e a voz dos domingos de milhões de brasileiros, querido pelas suas “colegas de trabalho”, como carinhosamente chamava as telespectadoras. Com seu talento e carisma lançou e deu apoio a muitos talentos da nossa TV, do humor e do jornalismo. Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país. Ao longo dos anos nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho. A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país. Meus sentimentos e solidariedade para sua esposa, suas seis filhas, todos os familiares, amigos, trabalhadores de suas empresas e fãs pelo Brasil.
Presidente Lula

O SBT também publicou nota:

Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações.
Sistema Brasileiro de Televisão (SBT)

Confira outras notas de autoridades:

Um dos maiores comunicadores do Brasil, Silvio Santos tem uma história de sucesso empresarial que sempre será exemplo. Um empreendedor que, do zero, criou uma das maiores emissoras de televisão do país. Deixará marca eterna na comunicação brasileira por sua conexão única com o público e que atravessou gerações. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos os funcionários do SBT.
Luis Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal

O Brasil perdeu hoje um dos maiores comunicadores da história da televisão. Minha solidariedade e orações à família e aos amigos de Silvio Santos neste momento tão triste. Sua trajetória pessoal, familiar e profissional é exemplo para todos os brasileiros.
Arthur Lira, presidente da Câmara (PP-AL)

O post Apresentador Silvio Santos morre aos 93 anos apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Liberado, Eduardo Person poderá ser novidade

Sorocaba: Daniel comemora 40 anos de carreira com show em Sorocaba