
Neste domingo (10), às 10h, o auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu recebe o Quarteto Tristão Júnior. O grupo musical comemora 35 anos de trajetória dedicados à valorização da música popular brasileira e à preservação da memória sonora do interior paulista.
A apresentação tem duração aproximada de 2 horas e é aberta a todos os públicos, sem necessidade de retirada prévia de ingressos. A entrada será por ordem de chegada, sujeita à lotação do espaço (90 lugares).
Formado em 1990 para homenagear o compositor ituano Tristão Júnior, o quarteto reúne os músicos Célia Trettel (violão), José Vinicius Gavioli (flauta), Gilmar de Campos (clarinete) e Allan Teixeira (contrabaixo), com arranjos de Tabajara dos Santos. A formação camerística é voltada à interpretação de serestas, choros, tangos, maxixes e valsas, em homenagem à rica tradição musical do interior paulista.
O repertório do grupo inclui composições de Tristão Júnior, Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Erothides de Campos e outros nomes consagrados da música brasileira. A apresentação contará também com a participação do historiador Luis Roberto de Francisco, que fará uma breve fala sobre a trajetória do Quarteto Tristão Júnior e a importância histórica e musical do compositor homenageado.
O Museu Republicado recebe o evento como parte da sua programação musical em uma parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Itu por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB. O Centro de Estudos do Museu Republicano fica na Rua Barão de Itaim, 140, no Centro Histórico de Itu.
O post Apresentação em comemoração aos 35 anos do Quarteto Tristão Júnior será domingo apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.