
Na manhã desta quinta-feira (04), um homem de 57 anos foi baleado por um Guarda Civil Municipal de 56 anos após uma briga de trânsito ocorrida na Rua Santa Cruz, no Centro de Itu. O caso ganhou repercussão em grupos de aplicativo de mensagens após um vídeo viralizar.
De acordo com informações registradas em boletim de ocorrência, por volta das 6h40 a vítima disse estar trafegando com um GM/Corsa Wind preto pela via quando um Chevrolet/Onix branco, conduzido pelo GCM, teria parado de forma abrupta no sinal amarelo.
Não conseguindo ver o motivo da parada repentina do GCM, a vítima teria feito uma manobra de ultrapassagem e o agente não teria gostado da mesma, emparelhando o carro com o veículo do outro homem, sendo iniciada uma discussão.
Ao parar o carro para entender o que estava acontecendo, a vítima alegou que o GCM saiu do veículo armado, com o homem dizendo ao guarda “sacou arma, então atira”. A discussão então teria se acalorado, com a autoridade efetuando um disparo de arma de fogo contra o homem, lhe atingindo a perna esquerda.
Vídeo viralizou
Um vídeo, filmado pela vítima e que viralizou em grupos de mensagens, mostra parte da discussão, a vítima “indo para cima” do GCM, que possui sua arma na cintura. Em diversos momentos, o homem diz para o GCM sacar a arma e atirar, além de proferir diversas ofensas ao guarda. Ao virar as costas para o guarda, o homem acabou alvejado.
A vítima, que compareceu à Delegacia Central para registro do boletim de ocorrência, teria sido socorrida pelo GCM, que solicitou atendimento médico ao alvejado. O homem baleado, porém, teria se negado a fornecer o vídeo, bem como seu celular para investigações. Um novo vídeo viralizou nas redes sociais, com o homem dando sua versão dos fatos.
Em nota, a Prefeitura de Itu informou que a ocorrência foi registrada na Delegacia da Polícia Civil, que dará prosseguimento à investigação. “Paralelo a isso, foi aberto um processo de apuração por parte da Guarda Civil Municipal, uma vez que o autor do disparo é um agente da GCM, que estava à paisana. O mesmo já teve seu armamento recolhido e ficará afastado do serviço operacional por tempo a ser definido após avaliação psicológica. Já sobre o indivíduo alvejado, reforçamos que as informações sobre prontuário do paciente são sigilosas, não havendo possibilidade de divulgarmos”, encerra a nota.
O post Após briga de trânsito, homem é baleado por GCM em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.