Inverno chegando. Floculação da matéria orgânica no brejinho. Sedimentação de sólidos. Odor no efluente. Possíveis causas. Influência da temperatura nos processos biológicos. Teste do copo para avaliação visual. O sistema de águas pretas e a colonização por musgos. O trabalho das algas oxigenando o efluente final. Esvaziamento do laguinho após teste de estanqueidade. Dreno, pedras e sombrite no lugar de bidim. A chegada dos seixos rolados. Preenchimento do banhado com os seixos rolados “sujos” com areia, argila e pedaços de paus. Madeira em decomposição auxiliando no alojamento de microrganismos que auxiliarão no tratamento do efluente.
YouTube: https://www.youtube.com/c/SENSIATerranova
Odysee: https://odysee.com/@SensiaTerranova:b
Rumble: https://rumble.com/c/c-543357
Grupo Telegram: https://forms.gle/6gnc15Cp3aQ7jxwg8
#gaia #gaiaterranova #wetland #saneamentorural #saneamentoecologico #aguacinza #aguapreta #designecologico #cienciasambientais #SBN #banhado construído #ferrocimento #wetland
Fonte
O post “Águas cinzas e pretas #101. Preenchimento do brejinho com seixos rolados” foi publicado em 7th August 2021 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte SENSIA Terranova. Os Sentidos da Ciência.