Uma mistura de 22 diferentes tipos de agrotóxicos foi detectada na água que o ituano consome. Este é o resultado de um levantamento do site Repórter Brasil, após analisar informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, considerando testes feitos em 2022.
O site também divulgou a lista completa do estudo, com as cidades e o número de substâncias encontradas, sendo que alguns municípios ainda possuem o número máximo: 27.
Itu está ao lado de cidades como Salto e Indaiatuba, com 22 substâncias.
A reportagem explica que essas substâncias são analisadas em limites permitidos, pois o Ministério da Saúde considera a quantidade isolada de cada uma. O coquetel delas, ou seja, a mistura de estas, não é considerada, e as consequências são desconhecidas.
Ao site Repórter Brasil, a pesquisadora Cassiana Montagner, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), explica que “os governos deveriam tomar ações para evitar que esses agrotóxicos apareçam por longos períodos”.
Do total, 15 dos pesticidas encontrados estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, disfunções hormonais e reprodutivas.
Em 2019, o Jornal de Itu já repercutiu o levantamento com um estudo semelhante. Na época, foram encontrados 27 tipos de agrotóxicos.
Em 2022, o Repórter Brasil também destacou que parte das substâncias encontradas na rede de abastecimento são cancerígenas.
O post Água: 22 agrotóxicos são encontrados na rede de abastecimento em Itu apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em October 19, 2023.
O post “Água: 22 agrotóxicos são encontrados na rede de abastecimento em Itu” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️