in

Agora com Lula, Alckmin acumulou vitórias acima da média em Itu

Levantamento exclusivo do Jornal de Itu mostra o desempenho do tucano nas últimas eleições

Governador quatro vezes de São Paulo, Geraldo Alckmin, que passou de PSDB-raiz para PSB e integrante da chapa com Lula para a presidência neste ano, tem uma trajetória acima da média nas urnas em Itu. Mesmo no pior resultado de sua carreira, em 2018, quando não teve nem 5% dos votos no Brasil, Alckmin teve 9% dos votos ituanos. Exceto a última eleição, ele sempre contou com mais de 40 mil votos na cidade. Será que agora ao lado do ex-rival do PT vai conseguir manter a taxa de votação perto dos 60%?

Um levantamento feito pelo Jornal de Itu mostra que Alckmin sempre apresentou uma porcentagem maior em Itu do que no restante do Estado. Em 2002, quando disputou a reeleição após ter assumido com a morte do então governador Mario Covas, Alckmin teve 28 mil votos na cidade, o equivalente a 41%. Foi a única vez que ele precisou de segundo turno para se manter no Palácio dos Bandeirantes.

Quando tentou ser presidente, em 2006, ironicamente contra Lula – que tentará eleger em outubro, obteve 47 mil votos (59%), mais do que os 41 mil votos (57%) do registrado quatro anos antes. No segundo turno contra Lula caiu para 44 mil votos, mas com a impressionante taxa de 54%. Frustrados os planos para Brasília, Alckmin voltou a ser governador em 2010 no primeiro turno com 47 mil votos em Itu. O segundo colocado na ocasião foi Mercadante, do PT, que teve 18 mil. Quatro anos depois, na reeleição, repetiu os 59% no primeiro turno, contra Skaf, que teve 21 mil.

O pesadelo “alquimista” foi em 2018, quando teve 5 milhões de votos em todo o Brasil, o equivalente a 4,7% dos votos totais e um amargo quarto lugar. Fora do pódio, Alckmin foi rifado internamente no partido que ajudou a construir pela ala do agora ex-governador Doria. Em Itu, o desempenho foi praticamente o dobro da média nacional, com 9% dos votos, muito próximo do segundo colocado, Haddad, que teve 10,8% dos votos. A diferença entre os votos de Alckmin e Haddad em Itu ficou em cerca de 1,5 mil votos. A medalha de bronze na cidade dos exageros foi ofuscada pelo massacre bolsonarista. O atual presidente venceu em Itu com 62%, 53 mil votos.

Recentemente Alckmin foi oficializado como pré-candidato a presidente de Lula, líder nas pesquisas mais recentes. O sonho do Planalto foi trocado pelo Jaburu, residência do vice-presidente. O desafio de Alckmin será atrair novamente os eleitores ituanos, que tinha antes do bolsonarismo, exatamente contra um ex-rival.

(Foto: Agência Brasil)

O post Agora com Lula, Alckmin acumulou vitórias acima da média em Itu apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Fonte

Publicado em May 19, 2022.
O post “Agora com Lula, Alckmin acumulou vitórias acima da média em Itu” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu

Mãe, filho e um boliviano são flagrados com drogas dentro de ônibus

Jovem ituana conquista o Miss Juvenil United Universe 2022