in

Ação rápida da CIS evitou parada no abastecimento

Surpreendida pelo roubo de 150 metros de cabeamento à base de cobre da sua estação de captação de água bruta na Bacia São Miguel, realizado na madrugada de segunda-feira (19), a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) agiu rápido para evitar que a ocorrência afetasse o abastecimento da populosa região do Cidade Nova (Pirapitingui).

Na data um grupo, em dois veículos, rendeu o vigilante que trabalhava no local e iniciou a extração dos fios que alimentam a eletricidade da unidade, fugindo logo em seguida. A ocorrência foi registrada pela CIS no 4º Distrito Policial, enquanto os técnicos da Companhia iniciaram os reparos para reenergizar a estação logo após o assalto.

A captação de água no São Miguel, em Itu, é fundamental para o abastecimento da cidade, com captação mensurada em 85 litros por segundo. O sistema da região é complementado na sua maior parte pelo Rio Pirajibu, outro manancial perene, que contribui com 117 L/s, para tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA-08).

Ou seja, a unidade que passou pelo roubo no dia 19 é um ponto de coleta, com a água sendo destinada à ETA-08, onde são realizados o armazenamento e a distribuição do produto, após tratamento para garantir sua potabilidade. “Mesmo assim, logo após o assalto, reestabelecer o funcionamento da captação no São Miguel, mesmo contribuindo com uma parte menor do sistema, foi essencial para evitarmos o desabastecimento daquela região”, avaliou o superintendente da CIS, Gilmar Souza.

O post Ação rápida da CIS evitou parada no abastecimento apareceu primeiro em CIS.

Fonte

O post “Ação rápida da CIS evitou parada no abastecimento” foi publicado em May 20, 2025 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte CIS

20/05: Portal do Éden, Alphaville, Condomínio City Castelo e Condomínio Village Castelo – Intermitência no abastecimento de água

Rodeio Itu Festival 2025 anuncia line-up