A Academia Ituana de Letras completa 32 anos de atividades neste sábado (27). Criada em 1992 por um grupo de escritores de Itu, a posse dos 28 fundadores se deu em 14 de novembro daquele ano. Ao completar 15 anos, o número de acadêmicos foi ampliado para 32. Hoje são 40 cadeiras. Seus patronos são escritores, todos falecidos, ligados à história literária de Itu.
Desde a fundação, a Academia Ituana de Letras tem realizado sessões solenes de Elogio ao Patrono, conferências e palestras, concursos e lançamento de livros dos associados.
Em 1999 lançou o primeiro número da Revista da ACADIL, periódico anual que reúne artigos científicos, crônicas, contos e poemas, além das efemérides da associação.
Em 2020 recebeu recursos para aquisição de sede própria, inaugurada em novembro de 2021, ocasião em que lançou o primeiro volume da série “Patronos”, homenageando o patrono da Cadeira 01, Euclydes Marins e Dias, que também dá nome à sede da ACADIL. Desde então já foram publicadas nove edições dedicadas à biografia e obra dos patronos.
A reunião festiva deste sábado (27) terá um momento reservado aos acadêmicos, para a realização da Assembleia Extraordinária de eleição da diretoria do biênio 2024-2026.
A partir das 10h15 a reunião será aberta ao público, com participação do acadêmico José Antonio Bertani Marinho que, em nome da ACADIL, prestará homenagem póstuma ao advogado Valdemir Barsalini, grande entusiasta e colaborador da Academia.
Em seguida, o acadêmico Paulo César Garcez Marins, diretor do Museu Paulista, fará a comunicação “Seis décadas da USP em Itu”. A sede da ACADIL está localizada na Rua Luís Vaz de Camões, 157, Jardim Convenção.
O post ACADIL comemora 32 anos de atividades com solenidade apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.