in

Marinha finaliza limpeza de manchas de óleo no litoral cearense

Resíduos foram encontrados em Caetanos de Cima e na praia de Apiques. Crédito da foto: Adema/Governo de Sergipe

 

Desde o ultimo dia 30 de dezembro, manchas de óleo apareceram no litoral do Ceará. Segundo o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional de Petróleo e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais  Renováveis (Ibama), militares já fizeram a limpeza no litoral do estado e nas áreas não habitadas das praias.

Os resíduos foram encontrados em Caetanos de Cima, no município de Amontada, e na praia de Apiques, em Itapipoca.

Amostras do material foram enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) para verificar o tipo de óleo encontrado.

Resíduos

Até o momento, mais de 5 mil toneladas de resíduos oleosos foram recolhidas no litoral das regiões Nordeste e Sudeste. A contagem desse material não inclui somente óleo, mas também é composta por areia, lonas e outros materiais utilizados para a coleta.

De acordo com o governo do Ceará, devido ao monitoramento feito pelo Marinha e o Ibama, não são mais perceptíveis as manchas encontradas na madrugada do dia 30 de dezembro na maioria das áreas de praia e manguezais do litoral. (Agência Brasil)

Leia mais  Suspeito de ataque ao Porta dos Fundos viajou para a Rússia

O post Marinha finaliza limpeza de manchas de óleo no litoral cearense apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

PNUMA lista cinco resoluções para um 2020 mais verde

Bolsonaro diz ter hérnia e que pode fazer nova inspeção de saúde