in

Projeto ‘Audote uma cartinha’ ajuda animais carentes em Sorocaba

Ação reúne cartinhas de histórias reais de cães e gatos abandonados. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

 

Com cartinhas inspiradas em histórias reais de animais abandonados, Belinha Sampaio, de 48 anos, e sua filha, Rafaia Sampaio, de 24 anos, de Sorocaba, resolveram escrever pelos peludinhos. A campanha “Audote uma cartinha” incentiva a ajuda aos cães e gatos que não possuem um lar em Sorocaba.

O projeto envolve 120 cartinhas sobre 10 histórias de animais que já foram abandonados, vivem em abrigos ou com protetores. As 10 histórias foram copiadas até chegar na quantidade distribuída como enfeites, para decorar as três árvores de Natal, que foram colocadas em três pet shops da cidade.

As histórias tem como objetivo representar a vida dos animais que vivem em diferentes realidades. Belinha conta que todas as cartinhas são de experiências que ela já viveu e nas quais ajudou os peludinhos. A responsável pelo projeto pede para que as cartinhas sejam tratadas com a devida importância e alerta que é preciso “ler as cartinhas com o coração”.

A campanha é uma maneira das pessoas ajudarem como se fossem o Papai Noel, já que as cartinhas são simbolicamente direcionadas ao Bom Velhinho. Os participantes poderão ajudar com doações de ração, remédios para vermes e carrapatos. Como explica Belinha, essas são as maiores dificuldades para os cães e gatos abandonados.

Adoção Consciente

Além da campanha incentivar as pessoas a ajudarem os peludinhos, Belinha comenta que uma das partes mais importantes do projeto é a adoção consciente. A idealizadora explica que, diante das experiências vividas com os animais em situação de rua, as “pessoas adotam, não cuidam e jogam na rua depois”.

A responsabilidade e a consciência na hora de adotar um pet são essenciais, já que “são vidas”, completa Belinha.

Campanha do ano passado – ‘Natal Aunimal’

No final do ano passado, as idealizadoras iniciaram os projetos para ajudar os animais. Em 2018, a campanha foi voltada para ajudar o Abrigo Temporário de Animais Necessitados (Aatan Sorocaba), com sacos de rações.

Belinha montou árvores de Natal com fotos dos animais do abrigo. O objetivo era de despertar nas pessoas o desejo de adotá-los e, também, de ajudar na alimentação dos peludinhos. Foram arrecadados aproximadamente 500 quilos de ração.

As árvores também foram distribuídas em pontos para arrecadação e exposição das fotografias como enfeites de natal, decorando as árvores.

Amor paciente

Belinha e sua família já vivenciaram muitas histórias de animais abandonados. Mas tem uma delas que faz parte da vida da idealizadora. Rubi Cristina é uma cachorrinha que foi encontrada em um estado debilitado. O nome representa o quanto a cadelinha é especial “se chama Rubi porque ela é uma joia”, explica.

Rubi depois da recuperação. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

 

A cachorrinha era conhecida pelos familiares por segui-los na rua, enquanto caminhavam. Há seis meses atrás, Rubi “desabou” na calçada da casa de Belinha. “Rubi não conseguia levantar, ela estava muito doente”, conta.

No mesmo instante, a mulher levou a cachorrinha para o veterinário, onde foi constatada a doença do carrapato, desnutrição, anemia e pulgas. O especialista também encontrou marcas de maus tratos. Belinha tentou doar Rubi, mas ninguém se interessou.

Rubi tem falhas na pelagem devido às agressões e, de acordo com a dona, talvez este seria o motivo da rejeição em adotá-a. “As pessoas olham muito a estética, esquecem que tem que cuidar, fazer exames, tomar vacinas”, explica.

Desde então, a dona permanece com Rubi. No inicio, a cadelinha chegava a se esconder e tremer de medo quando alguém se aproximava, como comentou Belinha. Porém, apesar dos traumas, “com paciência e amor, a gente conseguiu a confiança dela”, conclui a dona.

Árvores do ‘Audote uma cartinha’

É possível encontrar as cartinhas penduradas nas árvores de Natal em três pet shops de Sorocaba. O projeto foi instalado neste domingo (8) e estará disponível até 30 de dezembro. Confira:

  • Mendes Oliveira – avenida Coronel Nogueira Padilha, 2370
  • Mendes Oliveira, no supermercado Confiança – avenida Doutor Armando Pannunzio, 1601
  • Meu bicho mimado – avenida Coronel Nogueira Padilha, 1544

O post Projeto ‘Audote uma cartinha’ ajuda animais carentes em Sorocaba apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

CCJ do Senado aprova projeto da prisão após 2ª instância por 22 votos a 1

Clientes da Caixa denunciam problemas no auto atendimento em Sorocaba