in

Luto: morre em Itu o músico Pedro Armênio

Pedro exerceu diferentes funções na Banda União dos Artistas (Foto: Daniel Nápoli)

A música em Itu está em luto. Faleceu no último domingo (25), aos 97 anos de idade, Pedro Armênio. Nascido em Itu no dia 18 de maio de 1928, Pedro dedicou grande parte de sua vida à Corporação Musical União dos Artistas. 

Influenciado por um vizinho, ele ingressou na banda aos 16 anos de idade, aprendendo e passando a tocar trombone. Na corporação musical, Pedro permaneceu por 68 anos, sendo 26 deles também exercendo a função de tesoureiro. 

Pedro, que exercia a função por amor, também ajudou a formar gerações de outros músicos de destaque, como Davi Marangoni (que anos mais tarde chegou a ser maestro da Banda União), Eduardo Freire, João Verderi, Nahor Gomes (casting de músicos do “Rei” Roberto Carlos), entre outros, sendo professor tanto na Banda União quanto na Corporação Nossa Senhora do Carmo.

Tendo exercido diversas atividades profissionais, como varredor, chefe de expedição e eletricista, entre outras, Pedro Armênio foi homenageado em junho de 2023, durante o concerto especial de aniversário da Banda União dos Artistas de Itu, recebendo todo o carinho dos integrantes da corporação e do público presente naquela oportunidade.

Legado

A música parece estar no DNA da família. Neto de Pedro, Alexandre Armênio Mazzuco é gaitista, enquanto a sobrinha-neta, Gabi Armênio, é cantora. Também neto de Pedro, Rodrigo Armênio Mazzuco toca violão e tambor.

Viúvo de Cremilde Correa Armênio [falecida em 1992], Pedro deixa quatro filhos (Sueli, Maria do Carmo, Cremilde Maria e Pedro Júnior), cinco netos (Alexandre, Rodrigo, Bruno, Juliana e Manoella) e uma bisneta (Olivia). 

O corpo de Pedro foi velado na Funerária Municipal de Itu e sepultado no Cemitério Municipal de Itu, na manhã de segunda-feira (26).

O post Luto: morre em Itu o músico Pedro Armênio apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Violenta colisão entre caminhão e carreta na SP-75, em Salto

Região se despede de Luiz Bordini Filho, o Seu Zito