in

Ituano tem coleção com mais de 18 mil cartões telefônicos

Fernando de Souza com sua coleção de cartões telefônicos em um orelhão no popular Becão (Foto: Arquivo pessoal)

No início, para se fazer ligações nos orelhões – que tiveram seu fim anunciado nesta semana – era preciso a compra de fichas. Mais tarde houve uma “modernização” e as fichas foram substituídas por cartões.

Após o uso do cartão, que poderia fazer várias ligações, ele não tinha mais serventia e as pessoas os descartavam. Foi assim, que muitas pessoas adquiriram o gosto de colecionar tais cartões. Em Itu, Fernando de Souza foi um deles. 

“Os cartões usados em São Paulo eram diferentes dos do Rio e de Minas Gerais e assim por diante. Então era legal as trocas. Havia também cartões internacionais vindos da Alemanha e outros países. Havia muitos colecionadores em todo o Brasil”, disse.

Ele lembra que sua coleção é muito grande. “Não tenho o número exato, mas já passou de 18 mil. Mas agora a coleção foi perdendo o interesse e o valor”. Fernando calcula que no auge da “febre” dos colecionadores, o que tinha “poderia valer um carro, na época”. 

O post Ituano tem coleção com mais de 18 mil cartões telefônicos apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Após mais de cinco décadas, orelhões começam a dizer adeus das ruas do Brasil

Pesquisadora ituana coordena estudos de vacina contra a dengue em Botucatu