
Na cidade de Itu, as aulas já retornaram nesta semana em algumas instituições particulares. No Colégio Anglo, alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I retornaram na terça-feira (20); na quarta-feira (21) foi a vez do Ensino Fundamental II e na quinta-feira (22), os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Os alunos do 3º ano iniciam as aulas no dia 3 de fevereiro.
“A volta às aulas é sempre um motivo de alegria para a escola, porque a gente recebe os alunos de volta, tem os alunos novos também. A escola sem o aluno não tem a mesma atmosfera. A gente tem algumas novidades, trazendo novas parcerias para 2026, diz o diretor do Colégio Anglo Itu, Fábio Augusto de Oliveira e Silva.

A instituição possui parceria com a Nitro Academy, aceleradora de jovens talentos de 13 a 17 anos que complementa o ensino tradicional com disciplinas práticas alinhadas com o interesse dos estudantes, desenvolvendo habilidades empreendedoras essenciais para qualquer carreira no novo mercado de trabalho
“A parceria é para os alunos do 8º e 9º ano [Ensino Fundamental II]. É uma plataforma, escola de desenvolvimento de talentos, que visa ocupar o tempo livre dos alunos com cursos super interessantes. Tem várias opções [de cursos] e os alunos podem escolher uma opção do curso de acordo com o interesse de cada um. São dois cursos por ano”, complementa Fábio.
Também da rede particular de ensino, o Colégio Almeida Júnior se prepara para a volta às aulas com novidades pedagógicas e novos projetos. A instituição inicia as aulas na segunda-feira (26), com uma série de novidades que reforçam seu compromisso com a educação integral e o desenvolvimento pleno dos alunos desde a primeira infância. Após um período intenso de planejamento, formação da equipe pedagógica e adequações nos espaços, a escola está pronta para receber os estudantes e as famílias para mais um ano de aprendizado.

Entre os destaques para 2026 está a ampliação da Educação Infantil, com a implantação do Minimaternal, além da criação da Sala Sensorial, um espaço especialmente preparado para crianças de 1 ano e meio, 2 e 3 anos. Nesse ambiente, os alunos participam de aulas voltadas ao desenvolvimento sensório-motor, por meio de estímulos sensoriais, atividades lúdicas, contato com a natureza e exercícios que favorecem o desenvolvimento motor. Todo o trabalho é realizado em um ambiente seguro, acolhedor e planejado para as necessidades dos pequenos.
Outro grande diferencial do Colégio Almeida Júnior é a Metodologia A+, desenvolvida para preparar os estudantes não apenas no aspecto acadêmico, mas também pessoal e social. Estruturada em cinco pilares – Inteligência Emocional, Gestão Financeira, Empreendedorismo, Bilinguismo e Performance Acadêmica -, a metodologia integra o conteúdo pedagógico às competências socioemocionais, promovendo a formação de alunos protagonistas, conscientes e preparados para os desafios do século XXI.

O colégio também anuncia uma importante novidade: a parceria com a Cultura Inglesa no programa bilíngue, que se estende a todos os segmentos da instituição. A iniciativa fortalece o ensino do idioma desde os primeiros anos, com uma abordagem moderna, alinhada às melhores práticas educacionais.
“Cada detalhe foi pensado com muito cuidado para acolher nossos alunos e garantir um ambiente que favoreça o aprendizado, o desenvolvimento emocional e o bem-estar. Estamos muito felizes em iniciar mais um ano letivo ao lado das famílias, com projetos que fortalecem nossa proposta pedagógica”, destaca a diretora geral da instituição, Maria Rita Geloramo Pascale.
Rede pública
As aulas na rede estadual de ensino estão programadas para iniciar no dia 03 de fevereiro em Itu, uma vez que o dia 02 é feriado de aniversário da cidade. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) em Itu há 17 unidades escolares, 830 professores e 11,1 mil estudantes matriculados.
Já na rede municipal de ensino de Itu, as aulas começam no dia 09 de fevereiro. Ao todo, são 17 mil alunos matriculados nas 71 escolas da rede, sendo quatro escolas conveniadas, 39 Centros de Educação Infantil e Pré-Escola, 25 unidades de Ensino Fundamental – Ciclo I e três unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para atender os estudantes, a rede dispõe de aproximadamente 1.520 professores, que atuam diariamente na formação educacional e no desenvolvimento pedagógico dos alunos.
O post Escolas se preparam para a volta às aulas na cidade de Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.