in

Prefeitura considera ‘atípica’ demora no atendimento na Farmácia de Alto Custo

Vídeos nas redes sociais mostraram fila e insatisfação dos usuários do serviço (Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde considera “típica” a situação que ocorreu na última segunda-feira (19) na Farmácia de Alto Custo, que funciona ao lado da Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Itu. No local, foi registrada demora no atendimento, com usuários relatando espera de mais de quatro horas. Vídeos nas redes sociais mostraram fila e insatisfação.

Segundo nota enviada ao JP, a pasta relatou que o Governo do Estado estava com dificuldade, desde o último mês de novembro, para entregar os medicamentos. “O recebimento dos medicamentos ocasionou aumento do fluxo de pessoas no local, que procuraram o serviço para conferir se as medicações que recebem tinham sido enviadas pelo Estado. No entanto, na oportunidade, o lote não contemplou todos os pacientes cadastrados no programa”, diz o texto.

Ainda segundo a secretaria, devido à grande quantidade de pessoas que procuraram o serviço, houve aumento da demanda e, consequentemente, do tempo de espera no atendimento. As medidas necessárias estão sendo adotadas pela pasta junto ao Governo do Estado para que a situação seja normalizada.

A administração municipal afirmou ainda que, nesta quinta-feira (22), o secretário Estadual de Saúde, Dr Eleuses Paiva, estará na Prefeitura de Itu para reunião com o prefeito Herculano Passos (Republicanos) e outros chefes do Executivo e secretários de Saúde da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), oportunidade em que a situação será debatida.

A Farmácia de Alto Custo (ou Farmácia de Medicamentos Especializados) de Itu é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. A Prefeitura de Itu, através da Secretaria de Saúde, é responsável pela gestão operacional da unidade no município, o que inclui a retirada dos medicamentos fornecidos pelo Estado e a dispensação aos pacientes.

Longa espera

Uma usuária da Farmácia de Alto Custo de Itu denunciou ao JP a situação de caos enfrentada na segunda-feira durante a retirada de medicamentos no local. Segundo o relato, a falta de remédios e a desorganização no atendimento provocaram longas filas, espera superior a quatro horas e até casos de pessoas que passaram mal, sendo necessário acionar ambulância.

De acordo com a denunciante, os medicamentos de alto custo são dispensados mensalmente na unidade. No entanto, problemas logísticos vêm comprometendo o serviço. A usuária afirma que, no dia 08 de janeiro, ao tentar retirar a medicação do filho, foi informada de que havia uma lista de medicamentos em falta. Ainda segundo ela, a justificativa apresentada na ocasião foi a ausência de mão de obra para transportar os remédios de Sorocaba a Itu. Diante disso, a retirada foi remarcada.

O problema, conforme o relato, é que todos os atendimentos adiados foram concentrados em um único dia. Normalmente, a dispensação ocorre de forma escalonada, dividida por datas e horários, o que não teria sido feito desta vez. Com isso, o acúmulo de pacientes gerou superlotação e desorganização no atendimento.

A denunciante relata que levou cerca de quatro horas para conseguir retirar o medicamento e que a situação ainda era crítica no momento em que deixou o local. Ela também chama a atenção para a gravidade do problema, destacando que há pelo menos três meses precisa comprar o remédio do filho por conta própria, já que a interrupção do tratamento provoca crises graves nele.

“Eu ainda consigo comprar, mas me preocupa muito a quantidade de pessoas ali que não têm essa condição”, relatou. Segundo ela, havia na fila pacientes transplantados e pessoas com doenças graves, todos dependendo de medicamentos de uso contínuo que estavam em falta.

Vídeos mostrando a situação na Farmácia de Alto Custo circularam pela internet. Em uma das gravações, é possível ver que a Guarda Civil Municipal chegou a ser acionada. Confira:

O post Prefeitura considera ‘atípica’ demora no atendimento na Farmácia de Alto Custo apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

CPFL Piratininga reforça cuidados com pipas perto da rede elétrica

“O Primata” e “Terror em Silent Hill” estreiam no Cine Plaza Itu