A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, informou nesta segunda-feira (12) que os munícipes que têm interesse em migrar do carnê do IPTU físico para o digital, para o próximo ano, já podem fazer a solicitação por meio do site www.itu.sp.gov/iptudigital.
A solicitação é realizada exclusivamente online e deve atender a todos os pedidos requeridos no momento do cadastro, que deve ser enviado até o último dia do mês de setembro de 2026.
Para a realização do pedido é necessário RG ou CNH do requerente (ou do representante legal), espelho do IPTU, os números de registro e matrícula do imóvel e, caso o pedido esteja sendo feito por terceiros, procuração.
Para realizar a solicitação o munícipe deve acessar itu.sp.gov.br/iptudigital, realizar login com CPF e senha, ou clicar em “Cadastre-se” se for o primeiro acesso. A seguir, no menu superior clicar na aba “Nova Solicitação”, rolar até a seção “Finanças” e selecionar a opção “Cadastro IPTU Digital”.
O preenchimento com atenção, como “Terreno e construção”, “Código/Registro Imobiliário” e “Inscrição imobiliária” são indispensáveis para a exportação correta dos dados. Devem ser anexados os documentos obrigatórios e, para finalizar, clicar no botão “Solicitar inscrição”.
O pedido será analisado pelo Departamento de Cadastro Imobiliário e o munícipe pode acompanhar se o pedido foi deferido (aceito) ou indeferido diretamente na plataforma onde a solicitação foi realizada.
O post Carnê digital do IPTU 2027 já pode ser solicitado em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.