in

Verão: saiba os cuidados que devem ser tomados na estação mais quente do ano

Dra. Christiane Montagnoli Paulini é dermatologista cooperada da Unimed Salto/Itu (Foto: Divulgação)

O verão teve início no dia 21 de dezembro e seguirá até o dia 20 de março de 2026. Além do aumento da temperatura, o período favorece mudanças rápidas nas condições do tempo, com a ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na região sudeste do Brasil, a qual Itu se encontra, a estação terá como predomínio chuvas abaixo da média climatológica e deverá registar volumes até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre. A temperatura deve ter valores acima da média em até 1°C, segundo os especialistas do instituto.

Assim como as demais estações do ano, o verão, a mais quente delas, exige cuidados especiais com a saúde. O Periscópio conversou com a Dra. Christiane Montagnoli Paulini, médica dermatologista cooperada da Unimed Salto/Itu, que alertou. “Com as altas temperaturas, maior exposição ao sol, aumento da umidade e da presença de insetos, o verão é uma estação que exige cuidados especiais com a saúde. Nesse período, algumas doenças e condições tornam-se mais frequentes, como desidratação e insolação, queimaduras solares, dermatites e brotoejas, micoses – principalmente em pés, unhas e dobras do corpo, além de intoxicações alimentares e doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya”.

De acordo com a profissional, alguns grupos  são mais vulneráveis aos efeitos do calor e merecem atenção especial. Crianças desidratam com mais facilidade; idosos apresentam maior risco de insolação e agravamento de doenças crônicas; gestantes; pessoas com doenças como diabetes, problemas cardíacos, renais ou respiratórios; indivíduos com imunidade baixa; e aqueles que trabalham ou praticam atividades físicas ao ar livre também estão mais suscetíveis.

Para reduzir os riscos e aproveitar o verão com mais saúde, alguns cuidados simples fazem toda a diferença. “É fundamental manter a hidratação ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. A proteção solar deve ser diária, com uso de protetor solar, chapéus, óculos escuros e roupas leves, além de evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes, entre 10h e 16h”, orienta a dermatologista.

“A prevenção contra insetos inclui o uso de repelentes, telas e a eliminação de água parada. Também é importante ter atenção à higiene e à conservação dos alimentos, bem como manter a pele limpa e seca para prevenir micoses e dermatites”, prossegue a Dra. Christiane.

“Com atenção à hidratação, proteção solar e prevenção contra insetos, é possível aproveitar o verão de forma segura e saudável. A adoção desses cuidados no dia a dia garante mais bem-estar e permite curtir a estação com tranquilidade e qualidade de vida”, conclui a profissional. (Com informações da Agência Brasil)

O post Verão: saiba os cuidados que devem ser tomados na estação mais quente do ano apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Município decretará emergência para enfrentar crise no abastecimento de água

Com prêmio estimado em R$ 1 bilhão, Mega da Virada tem aumento da procura em Itu