
O Hospital Amaral Carvalho, de Jaú (SP), referência centenária no tratamento oncológico, prevê a entrega de sua nova unidade de atendimento em Itu entre fevereiro e o início de março de 2026. A informação foi confirmada por Mário Auler, diretor de expansão da instituição, durante entrevista nesta semana ao JP, em que detalhou o projeto focado em diagnóstico precoce e humanização do tratamento para a região.
Uma das promessas de campanha do prefeito Herculano Passos (Republicanos), a unidade será instalada em uma área de quase 500 m² dentro do complexo da Santa Casa de Misericórdia de Itu, que atualmente está sob intervenção municipal. O local recebeu investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões da Prefeitura para as obras de adaptação e reforma.
“A vinda do Hospital Amaral Carvalho para cá vai superar mazelas. Quais são as maiores mazelas? Primeiro é a doença. Segundo é você fazer o tratamento”, explicou Mário Auler. A unidade em Itu terá como papel principal o diagnóstico precoce, minimizando o tempo de espera que, em alguns casos, pode levar meses ou até mais de um ano para que o paciente seja atendido e encaminhado.
Além disso, o equipamento oferecerá o tratamento de quimioterapia, evitando que os pacientes tenham que se deslocar para fora do município, em viagens extenuantes. “Aqui de Itu, vão sete pessoas todo santo dia [para Jaú]. Uma perda de qualidade de vida tremenda.”
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, o dia todo. O Amaral Carvalho planeja contratar a maior parte do corpo de funcionários localmente, incluindo enfermeiros e médicos oncologistas, garantindo que o atendimento siga os protocolos de qualidade do hospital de referência. A previsão é que a unidade possa atender cerca de 50 a 60 pessoas por dia, desafogando o fluxo de Jaú.
Mário Auler fez questão de esclarecer que a chegada do Hospital Amaral Carvalho não prejudica o Hospital da Criança e outros serviços que já funcionam no complexo da Santa Casa. Pelo contrário, a unidade de oncologia depende da estrutura de retaguarda oferecida pelo hospital, como leitos de UTI, fortalecendo a instituição como um todo e gerando novas oportunidades de trabalho.
O hospital, que tem mais de 110 anos e mais da metade de sua história dedicada à oncologia, atende 92% dos seus pacientes via SUS e é conhecido pela humanização. Essa filosofia será o pilar da nova unidade. Auler também destacou que a escolha pela Santa Casa foi para agilizar a instalação, já que as opções anteriores – terreno ao lado do Hospital da Unimed Salto/Itu e antigo PAM do Parque Industrial – demandariam muitos investimentos e recursos.
Futuro
A instalação desta unidade em Itu é vista como um primeiro passo para um projeto maior na região, o futuro Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), que será construído em terreno doado pelo Governo do Estado no Distrito Industrial do Pirapitingui, fruto da intermediação da primeira-dama Rita Passos com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A implantação de um CACON depende de critérios populacionais definidos pelo Ministério da Saúde, que exigem uma população mínima de 2,6 milhões de habitantes na região, o que, segundo Mário Auler, é atendido pelo conjunto de municípios da DRS XVI – Sorocaba.
“Essa unidade será uma porta aberta para a esperança. Isso é um grande presente para a cidade e para a região”, afirma Auler. O projeto ainda está em fase de transferência do terreno para o Hospital Amaral Carvalho. Para a construção, serão necessários diversos recursos, tanto públicos quanto privados. Empresários interessados em colaborar, destinando parte do valor devido de Imposto de Renda para o projeto. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail mario.auler@amaralcarvalho.org.br.
O post Unidade do Amaral Carvalho em Itu deve ser inaugurada entre fevereiro e março apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.