
O cartunista Rucke Souza, de Itu, está entre os finalistas do European Cartoon Award, promovido todos os anos pelo Studio Europa Maastricht e pelo European Press Prize, sediados na Holanda. O artista é o único brasileiro entre os 15 cartunistas que chegaram à última etapa da premiação.
Os vencedores serão anunciados em 12 dezembro. O júri do prêmio é composto por cartunistas, jornalistas e especialistas premiados. “Já me sinto um vencedor, pois estar entre os finalistas de um prêmio tão concorrido já é um grande feito”, diz o cartunista morador de Itu. O European Cartoon Award foi criado em 2019 e é aberto a todos os cartunistas que publicam seus trabalhos nos países da Europa. O cartunista de Itu publica regularmente no site Cartoon Movement, da Holanda.
O trabalho finalista, publicado no site holandês em dezembro de 2024, foi criado, originalmente, para uma campanha global de defesa do direito das meninas à educação no Afeganistão a convite Education Cannot Wait, um fundo global mantido pela UNICEF dedicado a apoiar o acesso à educação inclusiva de qualidade para crianças afetadas pelas crises humanitárias do mundo. Mais informações sobre o prêmio e os trabalhos finalistas, podem ser obtidos através do link.
Sobre o Rucke
Raimundo Rucke Santos Souza nasceu em Coelho Neto (MA), em 29 de agosto de 1971, e começou a desenhar aos oito anos de idade, reproduzindo personagens de histórias em quadrinhos de super-heróis. Na adolescência, descobriu os desenhistas de humor, como Ziraldo, Paulo Caruso, Henfil, entre outros, e passou a fazer cartuns e caricaturas. Seus primeiros “modelos” foram professores e colegas de sala de aula.

Sua carreira profissional teve início no Jornal “Amazonas em Tempo” (1991 a 1992), de Manaus (AM), onde exerceu a função de ilustrador. Em 1994, trabalhou na Editora Arco-Íris, de Curitiba (PR), ilustrando livros didáticos. Em 1995 foi chargista do jornal Diário do Povo, de Teresina (PI). Trabalhou como repórter e chargista para os jornais Periscópio (de 1996 a 1998) e “Folha da Cidade” (de 1998 a 2000), ambos de Itu.
De 2000 a 2002 fez charges diárias para o jornal “Cruzeiro do Sul”, de Sorocaba; colaborou com o Jornal “O Pasquim 21” (de 2002 a 2004) e com o “Jornal do Brasil” (2005). Em 2008, teve uma charge publicada no “The New York Times” entre as melhores sobre a crise americana.
Ao longo da carreira, Rucke já conquistou mais de 50 prêmios em salões de humor no Brasil e no exterior, incluindo quatro prêmios no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, quatro vezes primeiro colocado no salão de humor de Volta Redonda, e terceiro colocado no Aydin Dogan International Cartoon Competition, na Turquia, e o segundo lugar no Ranan Lurie Political Cartoon, promovido pela ONU.
Rucke também trabalha como repórter cinematográfico e operador de câmera e já integrou equipes de CNN, Record, TV Tem, TV Convenção, Band Campinas e TV Sorocaba.
O post Cartunista de Itu é finalista de concurso na Europa apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.