Em júri realizado na última quarta-feira (12), no Fórum de Itu, três homens foram condenados pela morte de um coletor de recicláveis em 2023. Rodrigo Soares Silva, Sérgio Rodrigues de Matos e Pedro Henrique de Araújo foram considerados culpados pela morte de Jânio Alves da Silva, ocorrida em 15 de janeiro daquele ano.
Em sentença proferida pelo juiz Hélio Villaça Furukawa, Rodrigo e Sérgio foram condenados a 16 anos de reclusão em regime inicial fechado e Pedro a 18 anos e oito meses de prisão, também em regime inicial fechado. As penas foram fixadas pela gravidade do delito e pelo envolvimento com a prática de outros crimes.
Denunciado pelo promotor de Justiça Dr. Luiz Carlos Ormeleze, o trio matou Jânio em 2023, com disparos de arma de fogo, por não aceitar que a vítima desviasse as drogas que lhes pertenciam. Jânio foi surpreendido pelo trio durante seu trabalho com coleta de recicláveis. O caso ocorreu entre os bairros Madre Paulina e Vila Progresso, em Itu.
Ainda de acordo com o promotor de Justiça em denúncia, os indivíduos utilizaram de recurso que dificultou a defesa de Jânio, pois, além da superioridade numérica, o surpreenderam enquanto o mesmo trabalhava. Dr. Ormeleze apontou ainda que o crime foi cometido por motivo torpe, consistindo em vingança.
O post Júri condena trio por assassinato ocorrido em 2023 em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.