in

Paulista Série A2 terá mudanças para 2026

A reunião aconteceu no Edifício Rei Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol (Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão)

O Conselho Técnico da Série A2 definiu, na última quarta-feira (29/10), na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), uma mudança importante no formato do Campeonato Paulista A2 de 2026. A partir da próxima temporada, a competição contará com quadrangulares na segunda fase e acesso decidido em mata-mata. Todas as partidas serão transmitidas ao vivo.

Na primeira etapa, as 16 equipes se enfrentam em turno único, com rebaixamento para as duas últimas colocadas. As oito melhores avançam e são distribuídas em dois grupos, que jogam entre si em turno e returno. Os dois primeiros de cada chave garantem vaga nas semifinais, que valerão, além da classificação para a final, o acesso à Série A1 de 2027. Em caso de empate no placar agregado, a melhor campanha prevalece.

Os quadrangulares serão formados da seguinte maneira: uma chave com 1º, 3º, 6º e 8º colocados; e outra com 2º, 4º, 5º e 7º. Os líderes enfrentam os vice-líderes nas semifinais, com vantagem de decidir em casa e jogar por dois resultados iguais para as equipes de melhor desempenho somado entre as fases.

A competição terá seu início em 11 de janeiro sendo que a grande final está prevista para acontecer em 13 de maio.

Ituano – O Ituano se fez representar por Juninho Paulista, que foi um dos incentivadores das mudanças. Juninho disse que “fui um dos defensores do quadrangular na segunda fase. Entendo ser mais justo. Optamos também por classificar dois de cada chave para as semis, avaliando as campanhas como o critério de desempate”. 

Ele completou dizendo que “achei legal porque nós eliminamos os pênaltis. No quadrangular e no mata-mata da semifinal, que é o de acesso para Série A1, vai prevalecer o time mais consistente durante todo o campeonato jogando por dois resultados iguais”.

O post Paulista Série A2 terá mudanças para 2026 apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Na Área | ‘2026 será de mais sofrimento’

Ituano tem pódio no VI Open Individual de FutMesa